Seminário na Festa do Feijão destaca produção de energia a partir de etanol

20140406164602-img-0575-web.jpg
César Marques representou o presidente do Irga na Festa do Feijão - Foto: Ben-Hur Corvello

Com o objetivo de apresentar os programas da Secretaria da Agricultura, ocorreu neste sábado (5), em Sobradinho, durante a Festa Estadual do Feijão, uma série de palestras sobre políticas públicas e programas do Estado destinadas à agropecuária.

O destaque foi para a cultura de grãos. Na safra 2013/2014 devem ser colhidas 27 milhões de toneladas no RS. A soja também deve bater números anteriores, podendo chegar a 13,7 milhões de toneladas.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, deu ênfase à importância do diálogo construído nas 19 Câmaras Setorias e Temáticas da secretaria com os setores produtivos. “Nosso principal método de trabalho é democrático, participativo e com pés no chão. Vários elos precisam estar conectados para que não haja rompimento das cadeias”.

De acordo com o secretário, praticamente todos os programas apresentados se encaixam para a região: o Mais Água, Mais Renda; Dissemina; RS Mais Grãos; RS Mais Etanol; Programa de Redução de Perda na Colheita e Mais Leite de Qualidade, voltados ao aumento da produção, diversificação e renda dos produtores gaúchos. O Brasil é forte candidato a suprir demanda mundial de alimentos em 2050, estima a FAO – órgão das Nações Unidas para a agricultura.

“O mundo precisará de mais alimentos. Nos próximos 40 anos precisaremos produzir o dobro do que não foi produzindo em 12 mil anos. Nos últimos dez anos mudamos o cenário nesse sentido, através de credito gerados pelas políticas públicas do governo do governo Federal e, mais recentemente, do governo do Estado”.

A produção de energia é uma das cadeias. De acordo com o coordenador da Câmara Setorial da Agroenergia, Valdir Zonin, será instalada, na região Centro Serra, uma das biodestilarias de etanol previstas pelo programa RS Mais Etanol do governo gaúcho.

“Sobradinho irá produzir as quatro matérias primas para essa indústria, bem como a possibilidade de instalação de uma agroindústria desidratadora de batata doce”, destacou ele.

Representando o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Câmara Setorial do Arroz, Cesar Marques disse que a festa agrega conhecimento na cultura do feijão. “Assim como o arroz importante, o feijão é de proporcional  importância para a segurança alimentar”.

O Irga tem um programa de aumento do consumo de arroz, assim como estão pensando em criar para o feijão. “E é também por esse motivo que nos associamos à festa, para que as pessoas consumam mais esses itens fundamentais à alimentação e aumentem a expectativa de vida”. O evento contou com cerca de 100 pessoas de diversas entidades e regiões do Estado.

Fonte: Nandressa Cattani / Assessoria de Comunicação Secretaria da Agricultura.