Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário do Arroz Irrigado reúne técnicos e produtores em Camaquã

Publicação:

2014071516115415-07-14-seminario-resultados-camaqua-camila-raposo-40.jpg
Claudio Pereira ressaltou o novo momento da cadeia orizícola - Foto: Camila Raposo

Cerca de 200 pessoas se reuniram hoje (15) no Clube Recreativo Banhado do Colégio, em Camaquã (RS), para o 5º Seminário do Arroz Irrigado. O evento foi organizado pelo 3º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD).

As atividades começaram às 8h com a abertura das inscrições, acompanhada de um café da manhã. Na sequência, o presidente do Irga, Claudio Pereira, o presidente da AUD, Almiro Bridi, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Celso Bartz, e o secretário da agricultura do município, José Carlos Dornelles, participaram da cerimônia de abertura do evento. Bridi destacou a importância do seminário e da difusão de pesquisas e tecnologias para os produtores, “esta é uma oportunidade de analisar e avaliar variedades e insumos que podem ajudar em nossas atividades”.  

Claudio Pereira fez uma retrospectiva das ações do Irga nos últimos anos e uma análise sobre a atual situação da cadeia orizícola. “Nós estamos vivendo um novo momento. Hoje o produtor decide quando vai vender o arroz e por quanto.” O presidente destacou também os fatores que permitiram a estabilidade do mercado, como o aumento das exportações, o crédito presumido para as indústrias que beneficiam pelo menos 90% de arroz gaúcho, o que permitiu a diminuição das importações, e o programa de incentivo à rotação de culturas. “Nós estamos construindo, com certeza, um futuro melhor para a lavoura do arroz.”

Na sequência, o chefe do 3º Nate, Marcelo Ely, apresentou os resultados da safra 2013/14 na região. Os municípios de abrangência do Nate (Camaquã, Arambaré, Cristal, Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador e Dom Feliciano) colheram, no total, 7,5 mil sacos de arroz em 53,9 mil hectares, totalizando uma produtividade média de 6,9 mil quilos por hectare. Ely fez uma análise dos dados e falou sobre os fatores que causaram a queda de produtividade – na última safra, a produtividade média foi de 7,2 mil quilos por hectare –, como o atraso no plantio, provocado pelas chuvas de outubro e novembro, e as altas temperaturas do verão.

Os participantes do seminário também assistiram a palestras sobre as atividades da AUD, adubação e reciclagem de nutrientes, o controle de pragas, o manejo das lavouras de arroz irrigado e de soja e o prognóstico meteorológico para a próxima safra. No almoço, a equipe do Irga serviu carreteiro aos participantes.


Texto: Camila Raposo
Assessoria de Imprensa Irga
(51) 3288.0423
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA