Irga apresenta resultados da Safra em Alegrete

2014071717011810501833-517004585067502-4092093478089515934-n.jpg
Mais de 100 produtores participaram do evento - Foto: Leonardo Acosta/9ºNate

Mais de 100 produtores estiveram reunidos nesta quinta-feira, 17, para um café da manhã organizado pelo 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Alegrete. A reunião teve o objetivo de apresentar os dados da Safra 2013/2014.

De acordo com os dados apresentados pelo coordenador regional, Ivo Mello, a Fronteira Oeste é a maior produtora de arroz do Estado, nesta safra a região colheu 2.6 milhões de toneladas do cereal com uma produtividade média de 7,8 mil quilos por hectare. Já os dados relativos aos municípios referentes ao 9º Nate que são Alegrete e Manoel Viana foram apresentados pelo engenheiro agrônomo Leonardo Acosta, juntos os municípios semearam uma área de 62.842 hectares, com uma produção de 477.6 mil toneladas e uma produtividade de 7,6 mil quilos por hectare.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, fez uma análise da safra atual salientando que a lavoura arrozeira vive um bom momento, destacou o benefício da rotação de culturas principalmente com a soja. “Hoje o produtor decide quando vai vender o arroz e por quanto.” Pereira também falou sobre os fatores que permitiram a estabilidade do mercado, como o aumento das exportações, o crédito presumido para as indústrias que beneficiam pelo menos 90% de arroz gaúcho, o que permitiu a diminuição das importações, e o programa de incentivo à rotação de culturas. “Nós estamos construindo, com certeza, um futuro melhor para a lavoura do arroz.”

Conselho Reunido:

Ainda na tarde desta quinta-feira, 17, houve reunião da Regional Representativa do Conselho Deliberativo do Irga na Fronteira Oeste. Os conselheiros se reuniram na Associação dos Arrozeiros de Alegrete e entre os assuntos da pauta estavam a capacitação dos pesquisadores e novos servidores e o planejamento do mercado internacional de arroz.

Texto: Marlise Mattos

Assessoria de Imprensa Irga