Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga apresenta resultados da safra em Agudo

Publicação:

20140725091014dsc08808.jpg
Claudio Pereira destacou o novo momento da cadeia orizícola - Foto: Giovani Wrasse

Aproximadamente 190 pessoas, entre produtores, técnicos, agrônomos e representantes de entidades do setor orizícola, participaram ontem (24) do VIII Seminário do Arroz Irrigado de Agudo (RS). O evento, organizado pelo 37º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ocorreu no CTG Sentinela do Jacuí, no Rincão Despraiado.

O engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira apresentou os resultados da safra 2013/14 nos municípios de abrangência do 37º Nate – Agudo, Dona Francisca, Nova Palma e Paraíso do Sul. Juntos, os quatro municípios colheram 116,4 mil toneladas de arroz em 15,5 mil hectares. A produtividade média – a maior entre os dez Nates que compõem a região da Depressão Central – foi de 7,4 mil quilos por hectare.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, também esteve presente no seminário com a palestra “Cadeia produtiva de arroz: presente e futuro”. Pereira fez uma análise da atual conjuntura da cadeia produtiva do arroz, com destaque para a estabilidade do mercado. “Este é um momento muito positivo para o produtor. Estamos em um novo momento. Hoje o produtor decide quando vai vender o arroz e por quanto”, enfatiza. De acordo com o presidente, entre os fatores que possibilitaram essa estabilidade estão o aumento das exportações, alcançado com a promoção do arroz brasileiro no exterior e com a qualificação das indústrias, e a diminuição das importações, incentivada pelo aumento do crédito presumido para as indústrias que beneficiam pelo menos 90% de arroz gaúcho. Pereira também ressaltou a importância da rotação de culturas para a segurança técnica e financeira do produtor. “A mãe da crise do arroz é a monocultura. Só ter arroz na mão deixa o produtor vulnerável, porque se o arroz entra em crise, o produtor entra em crise junto”.

Os participantes também puderam assistir a palestras sobre rotação de culturas, secagem e armazenagem, novas cultivares de arroz e soja desenvolvidas pelo instituto e sobre a previsão climática para a próxima safra. No almoço, o tradicional carreteiro do Irga foi servido aos participantes.
 

Texto: Camila Raposo
Assessoria de Imprensa Irga
(51) 3288.0423 
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA