Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga leva degustações e debate a Festival Binacional de Enogastronomia

Publicação:

20140730150324festival-binacional-enogastronomia.jpg
O Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa ocorre de 30 julho a 9 de agosto

Entre os dias 6 e 9 de agosto, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Entre as ações do instituto, estão degustações de produtos feitos à base de arroz, aula-show e debate sobre a integração arroz-pecuária no Cone Sul. As atividades ocorrem no Salão de Eventos Rivera Cassino & Resort, em Rivera, município uruguaio que faz fronteira com Santana do Livramento (RS).

Como parte do programa de incentivo ao consumo de arroz, a equipe de gastronomia do Irga estará presente de 6 a 8 de agosto com um trailer no espaço da Feira Comida de Rua, no qual pratos à base de arroz estarão disponíveis para degustação. Na quinta-feira (7), às 10h, a nutricionista Cleo Amaral fará uma aula-show com a elaboração de diversas versões de arroz de leite. Ainda com o objetivo de estimular o consumo do cereal, na sexta-feira, será servido risoto aos participantes do evento.

Outra atividade da qual o Irga participa é o debate “Sustentabilidade da Integração Arroz-Pecuária no Cone Sul”, no dia 7, a partir das 14h. Já estão confirmadas as presenças do presidente do Irga, Claudio Pereira, do diretor do Programa Nacional de Arroz do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA) Treinta y Tres, Gonzalo Zorrilla, do coordenador nacional da Alianza del Pastizal no Brasil, Marcelo Fett Pinto, da presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Arlete Pascoletto, do chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, e do presidente da Asociación Cultivadores de Arroz (ACA), do Uruguai, Ernesto Stirling.

O Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa ocorre de 30 julho a 9 de agosto nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Com o objetivo de estimular a integração cultural entre os dois países, o evento contará com exposição e degustação de vinhos, feira de agricultura familiar, de comida de rua e de artesanato local, visitas a vinícolas, debates, entre outras atividades. A programação completa e demais informações podem ser obtidas no site do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

 

Texto: Camila Raposo
Assessoria de Imprensa Irga
(51) 3288.0423 
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA