Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga realiza Curso de Rotação de Culturas em Solos Arrozeiros

Publicação:

20140825173143118site.jpg
Evento acontece entre os dias 26 e 27 - Foto: Divulgação Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a CCGL Tecnologia realizam o Curso de Rotação de Culturas em Solos Arrozeiros. O evento ocorre entre os dias 26 e 27 de agosto. 

No primeiro dia de curso, o engenheiro agrônomo e gerente da Estação Experimental do Arroz (Cachoeirinha), Sérgio Lopes fará uma contextualização da rotação de culturas em solos de várzea no Rio Grande do Sul. Em seguida, Alencar Zanon, engenheiro agrônomo vai abordar as escalas de crescimento e fenologia da cultura da soja. Após o intervalo o "Manejo de Plantas Daninhas da Cultura de Soja" será apresentado por Mário Bianchi, profissional da CCGL TEC. 

Durante a tarde a Fertilidade do solo e adubação da Cultura de Soja são os temas de Juliana Bruinsma e Caroline Wesp, pesquisadoras da CCGL TEC. Encerrando as atividades do primeiro dia de curso, o professor Jerson Carús Guedes da UFSM, vai falar sobre "Diagnose e Manejo de Insetos das Culturas de Soja". 

No segundo dia de capacitação, os pesquisadores da CCGL TEC, Cleiton Steckling e Terezinha Roversi vão palestrar com o tema "Ecofisiologia e manejo de cultivares de soja recomendadas para as terras baixas do RS". Em seguida, Adilson Lunkes,  responsável técnico pelos Laboratórios de Análises de Sementes e de Solos da CCGL Tecnologia  vai abordar a " Produção e distribuição de sementes de soja no escopo do Convênio IRGA / CCGL TEC". 

O engenheiro agrônomo Enio Marchezan da UFSM, vai realizar uma mostra sobre Manejo da Cultura da Soja em Várzea e encerrando o curso, o professor Paulo Régis Ferreira da Silva vai falar sobre "Fenologia e Exigências Climáticas da Cultura do Milho". 

As atividades têm início às 8h30 e serão realizadas no Park Hotel Morotin, RST 287 - KM 6,2, faixa nova Santa Maria – Camobi. 

Texto: Caroline Freitas

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288.0423

IRGA