Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga lança três cultivares de arroz na Expointer 2014

Publicação:

2014090213364814932462818-1dc193420c-o-site.jpg
Claudio Pereira lembrou da importância da pesquisa do Irga para a lavoura - Foto: Rafhael Seabra/Expointer

Com a casa cheia, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou nesta terça-feira, dia 2 de setembro, às 11h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, três novas cutivares de arroz, a Irga 429, Irga 430 e Irga 424 RI. Presente ao evento, representando o governador do Estado, Tarso Genro, o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, destacou o travalho realizado pelos técnicos e pesquisadores do Irga, ao longo dos seus 74 anos para o melhoramento de cultivares e desenvolvimento da lavoura orizícola gaúcha.

Fioreze destacou ainda, a preocupação ambiental e social evidenciada no trabalho do Irga nos últimos anos que possibilitou a inclusão dos produtores familiares na adoção de novas tecnologias e crescimento econômico de seus negócios. “Esta é a oitava cultivar de arroz que o Instituto está lançando, além de desenvolver tecncologias para a soja, alternativas de plantio como os microcamalhões, mostrando a sua preocupação com o orizicultor e a diversificação da sua renda”.

De acordo com o presidente do Irga, Cláudio Pereira, os novos materiais vêm auxiliar os produtores como mais uma ferramenta para melhorar o desempenho de suas lavouras. “O instituto está sempre em busca de soluções técnicas para a lavoura de arroz”.

A pesquisadora e melhorista do Irga, Mara Lopes, explica que as variedades 429 e 424 RI estarão disponíveis para uso na lavoura comercial na safra 2015/2016.  “Estas duas estão na fase de produção de sementes básicas”, explica e salienta que a Irga 430 deve chegar à lavoura comercial no ano seguinte, na safra 2016/2017. Segundo ela, durante o lançamento, além de folderes com as características das variedades, estarão disponíveis amostras com arroz em casca e descascado para que os interessados levem e possam testar o cozimento em casa.

Durante a apresentação, ela destacou as principais características das cultivares, como sua eficiência em áreas infestadas com arroz vermelho, como por exemplo, a IRGA 429, que pode ser cultivada no sistema de cultivo pré-germinado e nos demais sistemas de preparo de solo convencional, cultivo mínimo e plantio direto.  É de ciclo médio e apresenta colmos fortes, o que lhe confere boa resistência ao acamamento de plantas. É moderadamente resistente a brusone na folha e moderadamente suscetível a brusone da panícula e resistente a toxidez por ferro no solo. Caracteriza-se por apresentar uma boa qualidade industrial e culinária dos grãos. Pode ser uma boa alternativa à IRGA 424, de mesmo ciclo, por ter melhor qualidade dos grãos. Nos ensaios conduzidos foi obtida a média de produtividade de 10.243 kg ha-1.

 A cultivar IRGA 424 RI apresenta resistência aos herbicidas Only e Kifix, pertencentes ao grupo químico das Imidazolinonas, e por isso é alternativa de manejo para o controle do arroz vermelho. De ciclo médio, possui alto potencial de produtividade dos grãos, é resistente a brusone na folha e na panícula, excelente alternativa de cultivo em áreas com histórico de ocorrência de arroz vermelho e incidência de brusone, evitando-se o uso de controle químico para esta doença. Além disso, é resistente a toxidez por excesso de ferro no solo.

A IRGA 430 pode ser cultivada nos sistemas de preparo de solo convencional, cultivo mínimo e plantio direto, com ampla adaptação nas diferentes regiões orizícolas do Rio Grande do Sul, apresentando bom desempenho de produtividade dos grãos, com média de 10.243 kg ha-1.  É de ciclo precoce, moderadamente resistente a brusone na folha e moderadamente suscetível a brusone da panícula e resistente a toxidez por ferro no solo. Caracteriza-se por apresentar boa qualidade industrial e culinária dos grãos.

Texto: Luciara Schneid

 

Mais Informações para a imprensa:

 Marlise Mattos - (51) 8593.2903

marlise-rodrigues@irga.rs.gov.br

Luciara Schneid – (51)8400.7391

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

 

Casa do Irga na Expointer: (51)3458.2592

www.irga.rs.gov.br / Facebook: Irga-RS/@IrgaRS

 

 

 

IRGA