Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo recebe relatório do grupo de trabalho do Terminal Arrozeiro do Porto do Rio Grande

Publicação:

2014090510082920140904195220tarso.jpg
Documento aponta o crescimento da produção gaúcha de arroz, de 57% para 78% da oferta nacional do produto - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

O relatório do grupo de trabalho do Terminal Arrozeiro Porto do Rio Grande foi entregue ao Governo do Estado nesta quinta-feira (4), durante a realização do fórum "Agronegócio, infraestrutura e logística: estratégias para escoamento da produção agropecuária”, que teve a presença do ministro dos Transportes, Sérgio Passos. Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento do Edital do Terminal Retroportuário da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) no município de Capão do Leão.

O grupo de trabalho (GT) fez diversas reuniões técnicas e operacionais no Porto do Rio Grande, na Cesa unidade Rio Grande e no Instituto Riograndense do Arroz (Irga) em Porto Alegre. A partir destas discussões técnicas e operacionais, chegou-se a um consenso, no relatório, sobre a necessidade da adaptação da área hoje existente no Porto Novo do Rio Grande, onde está localizada a Cesa, para consolidação de um Complexo Logístico para exportação de arroz a granel e ensacado.

Segundo os dados do relatório entregue, a produção de arroz no Brasil é tradicionalmente concentrada no sul do País, principalmente no RS, e vem aumentando nos últimos dez anos, quando passou de 57% para 78% do total da oferta nacional. Estima-se que essa concentração será ampliada para 85% em 2020, quando se prospecta uma produção de mais de 13 milhões de toneladas, o que representará em torno de 11 milhões de toneladas no RS, contra os 8,5 milhões de toneladas atuais.

“Nosso estado já acumulou forças, obras e investimentos suficientes para dar um grande salto. Nós estamos aqui, nesse debate, nos preparando para uma nova etapa do Rio Grande que cresce e se desenvolve e tem uma visão estratégica de como o seu território deve ser servido por obras fundamentais, que vão dar suporte para esse crescimento, a esse desenvolvimento e ao caráter trabalhador e empreendedor do povo gaúcho”, disse o governador Tarso Genro.

Sobre o edital de licitação do terminal de Capão do Leão, está prevista a utilização da área de 35.242,50 metros quadrados junto aos silos da Cesa no município, como uma retroárea do Porto de Rio Grande, sendo utilizada para área de espera dos caminhões que se dirijam ao porto e à implementação de serviços complementares.

Texto: Luciana Alcover/Secom
Edição: Redação Expointer

IRGA