Infraestrutura logística do Estado foi tema de fórum na Expointer

20140905142102006site.jpg
Infraestrutura logística do Estado foi tema de fórum na Expointer - Foto: Luciara Schneid

Governos federal, estadual, produtores, indústria e entidades representativas do setor como o Irga, Cesa e Porto de Rio Grande dedicaram a tarde de quinta-feira, dia 4 de setembro, na Expointer 2014, em Esteio, para debater a infraestrutura e a logística do Estado. Os grandes convidados da tarde foram o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o governador do Estado, Tarso Genro, que receberam das mãos do presidente do Irga, Claudio Pereira, o relatório final sobre a proposta de instalação de terminal exportador arrozeiro no porto de Rio Grande, elaborado pelo grupo de trabalho composto por sete entidades.

Segundo o relatório, há a necessidade da adaptação da área hoje existente no Porto Novo de Rio Grande, onde está localizada a Cesa, para a consolidação de Complexo Logístico para exportação de arroz a granel e ensacado. Passos detalhou os investimentos do governo federal no Estado, que segundo ele é a segunda maior malha federal pavimentada, com 5,8 mil quilômetros e 678 deles, duplicados ou em duplicação. “ 96% da malha está coberta por contratos de manutenção ou conserva de uma maneira geral, com R$ 3,5 bilhões já investidos pelo Dnit, que deve finalizar 2014 com R$ 4,4 bilhões em contratos”.

O ministro detalhou os investimentos em rodovias, com 346 quilômetros concluídos, 338,4 em andamento e 527 a serem iniciados até o final deste ano. Ele falou ainda, sobre a situação das concessões rodoviárias, abrangência das ferrovias, hidrovias e diversos modais de transporte no Estado. “Para os próximos anos, novos projetos em rodovias, ferrovias, hidrovias e construção naval estão previstos, destacando a construção, duplicação e adequação de rodovias federais (BR-116, BR-290, BR-392, BR-453), Ferrovia Norte Sul (Panorama/SP – Rio Grande/RS), Hidrovia do Mercosul, além de  sondas e plataformas no Polo Naval de Rio Grande”, ressaltou.

Uma radiografia sobre o porto de Rio Grande e seus diversos terminais, Tecon, Termasa e Tergrasa foi realizada pelo superintendente do porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, que demonstrou através de números e de equipamentos, que o “porto dos gaúchos”, não perde em nada para outros portos brasileiros”. Segundo ele, todos os terminais especializados  e o Porto Novo estão em execução de obras ou em via de começar, como o aumento de caís, construção de armazéns, pátios e investimentos em equipamentos e com projeção de áreas de expansão. “Com a criação deste terminal especializado para a exportação de arroz, a intenção é tornar o produto tão importante em movimentação como hoje é a soja”, assegurou.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, assegurou que o custo logístico do Estado é significativamente maior do que a média nacional. Enquanto no país se gasta 14,9% do PIB com o setor, no Rio Grande do Sul, este gasto é de 17,9%, que segundo ele ocorre por falta de maiores investimentos”.  Mesmo assim, até o final deste ano, o atual governo deve atingir 44 acessos municipais concluídos e outros 40 em obras, dez ligações regionais concluídas e outras oito em obras além de duas duplicações de rodovias em obras. Ele destacou ainda, o planejamento de ações para o próximo período.

Texto: Luciara Schneid

(51)3288.0391