Irga prevê semana favorável ao preparo do solo e plantio do arroz

20140924100425condicoes-de-manejo.jpg
Mapa indica as condições para manejo do solo - Foto: Divulgação Irga

A semana de ínício de primavera, período entre 22 e 26 de setembro, será favorável ao preparo do solo e ao plantio do arroz, conforme prognóstico agrometeorológico elaborado pelo meteorologista Glauco Freitas. A previsão para grande parte das regionais é de tempo seco. Somente na quarta-feira (24), a passagem de uma frente fria no litoral gaúcho deve provocar instabilidades localizadas e aumentar a nebulosidade em parte das regionais, especialmente as que ficam na faixa Central e Leste do Estado, com volumes de chuva  muito baixos, entre 5 mm e 10 mm.

Nas regionais em que ocorrerem as instabilidades, os trabalhos de campo não serão prejudicados. As temperaturas máximas que superam os 26°C devem ocorrer na terça-feira (23/09) e na sexta-feira (26/09). As mínimas ocorrem na segunda-feira dia (22/09) entre 10ºC e13°C e depois da passagem do sistema frontal na quinta-feira dia (25/09) entre 13ºC e 15ºC, na região de Jaguarão e localidades próximas.

De 1º a 20 de setembro, em relação à porcentagem e o volume de chuva acumulado para o período, do Centro ao Oeste a chuva já atingiu a média do mês. Na metade Leste, os volumes estão entre 75% e 95%. Os maiores volumes de precipitação ocorreram no extremo da regional da fronteira Oeste, entre Uruguaiana e São Borja com 264 mm e 215 mm.

Nos próximos dias, o Irga deve divulgar aos produtores, o prognóstico  para os próximos três meses. A intenção é auxiliar os produtores na hora de programar os trabalhos em suas lavouras, afirma o presidente do Irga, Claudio Pereira.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br