Irga realiza treinamento para técnicos das estações regionais

20140925141043img-3480.jpg
Curso teve atividades teóricas e práticas - Foto: Luciara Schneid

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) RS realizou esta semana, nos dias 23 e 24 deste mês, terça e quarta-feira, treinamento para técnicos das suas estações regionais de pesquisa. O curso teve a participação de em torno de 30 agrônomos e técnicos das estações de Cachoeirinha, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul, Palmares do Sul, Uruguaiana, Camaquã, Bagé e Torres.

De acordo com o gerente da Estação Experimental de Cachoerinha, Sérgio Lopes, local em que foi realizado o treinamento, o curso contou com atividades teóricas e práticas, em que foram abordadOS diretrizes gerais para o funcionamento das Estações Regionais de Pesquisa, princípios básicos da experimentação agrícola, uso de cadernetas de campo e preenchimento das planilhas com os resultados, avaliações de campo e anotações de dados, digitação e banco de dados, planejamento do uso das áreas para pesquisa, plantas de cobertura no inverno, cuidados com máquinas e equipamentos, revisões, pedidos de insumos, convênio da Fundação, bordaduras e organização de dias de campo. Como atividades práticas, foram realizadas marcações de ensaios no campo, regulagem de semeaduras, montagem dos pacotinhos para semeaduras, entre outras.