Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga terá Dia de Campo Internacional em 2015

Publicação:

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se prepara para o Dia de Campo Internacional, que faz parte da programação da XII Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe, prevista para ocorrer em fevereiro na Pontíficia Universidade Católica, em Porto Alegre. A visita à Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, localizada a 15 minutos de Porto Alegre, está marcada para 26 de fevereiro, último dia da conferência. São esperados mais de 1.500 visitantes, entre profissionais, estudantes e lideranças ligadas à cadeia produtiva do arroz do Brasil e de países da América Latina e Caribe.

No Dia de Campo, os visitantes poderão conhecer os trabalhos em pesquisa do Irga para a safra 2014/2015. Sete estações experimentais estão sendo preparadas na EEA. No momento, os trabalhos estão em fase de semeadura/transplante, que deve se encerrar em dezembro. “Em função da situação climática, com chuvas acima do normal, temos encontrado alguma dificuldade nesta fase de plantio. Mas como estávamos cientes da previsão e graças à estrutura muito boa que possuimos, estamos dentro do calendário previsto”, revela o gerente do EEA, Sérgio Lopes.

Neste trabalho, participam também as Estações Regionais de Pesquisa do Irga de Cachoeira do Sul, Uruguaiana, Bagé, Santa Vitória do Palmar, Camaquã, Palmares do Sul e Torres. Atualmente, a EEA mantém 73 projetos de pesquisa para a safra 2014/2015, cada projeto com  quatro ou cinco ensaios de campo, totalizando perto de 200 experimentos.

A XII Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe é organizada pelo Irga, Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado - FLAR, Centro Internacional de Agricultura Tropical - CIAT e Aliança Global para a Pesquisa do Arroz - GRISP. O evento vai ocorrer de 23 a 26 de fevereiro de 2015 e o tema central será “Horizontes para a Competitividade”, com a presença de especialistas de todo o mundo para discutir questões relacionada com a pesquisa e a produção de arroz no continente americano.

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

sergio-silva@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0391

IRGA