Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga promove o consumo de arroz na Expofeira de São Gabriel

Publicação:

20141024114429sao-gabriel.jpeg
Equipe de gastronomia - Foto: Nate/São Grabriel

A 80ª Expofeira de São Gabriel, na Região da Campanha, conta com programação diversificada ligada à produção e ao consumo de arroz. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está participando do evento, que vai até a próxima sexta-feira (31).

O núcleo de gastronomia do Instituto está promovendo diversas atividades no Parque Assis Brasil, voltadas ao consumidor de arroz. Nesta sexta-feira (24), serão servidos produtos derivados do cereal para degustação de 200 crianças de escolas públicas do município.

Sendo um produto muito popular na mesa dos brasileiros e tendo o plantio como foco dos produtores nessa época, o 1º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATE) promoveu na última quarta-feira (21), dentro da programação da feira, o Dia do Arroz, voltado ao público em geral.

"Até devido à dificuldade de reunirmos os produtores nesta época, resolvemos fazer palestras e a programação focadas no consumo. É a etapa mais importante da produção de arroz. Como plantar e colher se não houver quem consumir? Por isso, mostramos os tipos de arroz e seu uso no dia a dia", explicou o engenheiro agrônomo do Irga Marcelo Buss de Marchi.

A atividade contou com palestras que mostraram a diversidade de tipos de arroz e de como utilizá-los. Esposas de produtores, nutricionistas e funcionários da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel também participaram de oficina prática de preparo de bolos, tortas e doces feitos com farinha de arroz, sob a coordenação da nutricionista do Irga, Cléo Amaral. No encerramento foi servida uma paeja campeira para os participantes.

IRGA