Irga participa da Expofeira de Quaraí

20141027151336expofeira-quarai.jpg
Equipe do Irga que participou da 63ª Expofeira de Quaraí - Foto: Divulgação Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se fez presente na 63ª edição da Expofeira Agropecuária de Quaraí, que aconteceu de 23 a 26 deste mês no Parque de Exposições João Batista de Castilhos. A participação do Irga ocorreu no segundo dia do evento (24), com palestras por parte de pesquisadores e da nutricionista do instituto.

O engenheiro agrônomo do Irga Alex Vercilino Franklin da Silva palestrou para produtores rurais sobre os desafios da lavoura arrozeira em Quaraí. O pesquisador falou sobre a importância de se ter uma visão da lavoura de arroz como parte de um sistema produtivo, defendendo a difusão da integração entre lavoura e pecuária, visando não somente a produção de arroz, mas também uma maior produção de carne.

Na sequência, o engenheiro agrônomo Filipe Selau Carlos discorreu sobre sistemas integrados de produção em terras baixas. Foram apresentados trabalhos realizados pelo Irga com o objetivo de aportar a lavoura orizícola do Rio Grande do Sul de oportunidades de formação de sistemas de produção integrada com pecuária para fins de sustentabilidade ambiental, produtiva e econômica.

Ainda sobre a integração lavoura-pecuária, assunto que foi motivo de grande interesse por parte do público, o engenheiro agrônomo Júlio Taborda apresentou algumas alternativas e experiências sobre a rotação de pastagens e arroz irrigado no sul do Brasil e norte do Uruguai. O evento contou também com a participação do produtor Fernando Osório, que é conselheiro do Irga por Quaraí. Ele relatou sua experiência com a implantação, em sua propriedade, de um sistema de produção baseado na utilização de pastagens consorciadas com leguminosas de inverno. Ele ressaltou a importância para pesquisas com o objetivo de aprofundar o conhecimento em relação à viabilidade de um sistema de produção que integre pecuária e arroz irrigado. A palestra ainda contou com a participação de Marília Terra Lopes, consultora técnica da empresa SIA-Serviço de Inteligência em Agronegócio, que relatou algumas experiências sobre a integração lavoura-pecuária.

Paralelamente, ocorreu a palestra com a nutricionista do Irga, Cléo Amaral, sobre a importância do consumo do arroz, tendo como público as merendeiras das escolas municipais de Quaraí. A palestra teve o apoio de Emater, Secretaria Municipal de Educação e de um grupo de artesãs de Quaraí. Ao meio-dia foi servido aos participantes do evento um carreteiro feito pela equipe gastronômica do Irga.

Texto: Sérgio Pereira

sergio-silva@irga.rs.gov.br