Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assinado protocolo de intenções para instalação de terminal arrozeiro no Porto de Rio Grande

Publicação:

20141117144729img-4507-b.jpg
Grupo que assinou o documento - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Com o objetivo de unir forças em torno do projeto de instalação de um terminal exportador de arroz no Porto de Rio Grande foi assinado, na manhã de sexta-feira (14), um protocolo de intenções durante a 40.ª Expofeira de Rio Grande (RS). A solenidade ocorreu durante Fórum promovido pela Cadeia Produtiva do Arroz, realizada no Sindicato Rural de Rio Grande, dentro do Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira. Palestraram no encontro o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, e o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes.

O presidente do Irga fez um balanço dos últimos quatro anos do instituto e da sua contribuição para o fortalecimento da cadeia arrozeira. "Todos os elos da corrente devem estar fortes. Precisamos de uma cadeia produtiva forte", ressaltou Pereira. Convidado a falar, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, também pregou a união do setor e deu um destaque especial ao trabalho da atual gestão do Irga. Antes, o conselheiro do Irga, titular por Rio Grande, o produtor rural Frederico Costa, falou sobre a importância do Porto para a cadeia produtiva do arroz do Estado.

Na sequência, Lopes fez a apresentação de dados do Porto de Rio Grande, destacando os terminais especializados já existentes (Tecon, Termasa e Tergrasa). Mostrou, na continuidade, o projeto do Terminal Exportador de Arroz. "Vamos deixar tudo encaminhado até o dia 31 de dezembro para implantação do futuro terminal, que será de grande importância para a cadeia do arroz", destacou o superintendente do porto gaúcho.

Durante o encontro, os presidentes do Irga e da Federarroz entregaram certificado de Selo Ambiental para a Granja 4 Irmãos, representada pelo diretor e engenheiro agrônomo Jorge de Barros Iglesias, acompanhado dos gerentes e engenheiros agrônomos João Carlos Lima e Jorge Rieffel. A 4 Irmãos cultiva cerca de 6.400 hectares de arroz e 2.500 hectares de soja, além da produção de gado de corte e leite (25.000l/dia). 

Após as manifestações, foi assinado o protocolo de intenções, que deverá ser entregue ao próximo governador gaúcho, José Ivo Sartori. O documento foi assinado por Dirceu Lopes e por Sandro Monteiro, diretor-presidente do Terminal Exportador de Arroz do RS (Tears). Assinaram como testemunhas, além de Cláudio Pereira e Henrique Dornelles, César Marques (chefe de Gabinete do Irga), Frederico Costa (integrante do Conselheiro Deliberativo do Irga), Pedro Moreno (do Sindicato das Indústrias do Arroz de Pelotas-Sindapel e do Sindicato da Indústria do Arroz do Estado do Rio Grande do Sul-Sindarroz) e Fernando Fuscaldo Jr. (do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Rio Grande do Sul-Sindanave). Ao final do encontro, coordenado por André Luiz Oliveira, da Regional Zonal Sul do instituto, foi servido um risoto de camarão preparado pela equipe de Gastronomia do Irga.

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

sergio-silva@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0391

IRGA