Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formigueiro e Passo Fundo recebem equipe de Gastronomia do Irga

Publicação:

20141118164017dsc05867-site.jpg
Nutricionista Cleusa Amaral ensina a preparar alimentos com farinha de arroz - Foto: Divulgação Irga

A equipe de Gastronomia do Irga participou de dois eventos, na última semana, um em Formigueiro, região do 36º Nate, na Depressão Central, e o outro em Passo Fundo. Em Formigueiro, a nutricionista Cleusa Amaral realizou capacitação nos dias 12 e 13 de novembro, sobre a cultura do arroz para 150 participantes. O evento, organizado pelo Sindicato Rural de Formigueiro, foi realizado no CTG Coxilha Verde.

A nutricionista conta que a capacitação contou ainda com uma parte prática em que foi realizada a manipulação de alimentos com 100% de farinha de arroz. Participaram donas de casa, merendeiras, agricultoras e estudantes de todas as idades. Além disso, foi realizada oficina sobre o aproveitamento de alimentos e a introdução do arroz nestas práticas alimentares. Ao final, foi servida paella campeira para o público participante (foto abaixo).

Paeja em Formigueiro

Em Passo Fundo, a equipe esteve nos dias 14 e 15 de novembro, na 14ª Feira Regional da Economia Solidária (Fresol) e Mostra da Biodiversidade, quando foram preparados alimentos para 400 pessoas durante o almoço, como arroz de carreteiro e feijão tropeiro, risoto de frango e arroz de leite de sobremesa. Na abertura, a equipe preparou arroz de leite com um ingrediente especial, que são as frutas nativas da região, como guabiroba, butiá, araçá e jabuticaba.

 

 

Texto: Luciara Schneid

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0391/(51) 8594-1912

IRGA