Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro do FLAR define prioridades para 2015

Publicação:

20141124140147flar.jpg
Pereira e Fioreze estiveram no Panamá - Foto: Divulgação Irga

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2014, foi realizada na Cidade do Panamá a 36ª Reunião do Comitê Administrativo do Fundo Latinoamericano para o Arroz Irrigado (FLAR).  Conquistas, desafios, oportunidades e orçamento foram os principais temas abordados durante o evento que contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Claudio Fioreze, do presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Claudio Pereira e do gerente de pesquisa do Instituto, Sérgio Lopes.

Atualmente presidido por Manuel Leonardo, da República Dominicana, o FLAR é constituído por 17 países. O Brasil é representado pelo Irga, que é considerado o principal instituto de pesquisa em arroz da América Latina. Na opinião de Claudio Pereira, a reunião mostra claramente o fortalecimento do FLAR nos últimos anos não somente quanto ao aspecto técnico como também financeiramente e ressalta que essa foi por muito tempo uma grande preocupação dos dirigentes, pois impedia a ampliação do fundo.

Dentre as decisões tomadas durante o encontro, está a aprovação do orçamento para 2015 e as prioridades para o próximo ano como a implementação do Centro de Pesquisa para Clima Temperado junto ao INIA, no Uruguai, e o projeto de rotação de culturas.  Também ficou definido que a próxima reunião do conselho administrativo ocorrerá junto à 12ª Conferência Internacional do Arroz para a América Latina, que se realizará em Porto Alegre, de 23 a 26 de fevereiro de 2015.

IRGA