Irga inaugura Estação de Pesquisa da Planície Costeira Externa

20141217102347img-5495-site.jpg
Solenidade de inauguração da Estação de Pesquisa foi na tarde de terça-feira (16) - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, inaugurou no final da tarde desta terça-feira (16) a Estação Regional de Pesquisa da Planície Costeira Externa, em Palmares do Sul. No mesmo dia, Pereira se reuniu com conselheiros e servidores da autarquia da região para avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante os quatro anos de sua gestão e promoveu ainda a entrega de uma camioneta para a unidade comercial de Palmares do Sul, na Granja Vargas.

No início da tarde o presidente do instituto se reuniu com o quadro técnico do Irga da regional da Planície Costeira Externa no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Medianeira, na Granja Vargas. Na sequência, o encontro foi com integrantes do Conselho Deliberativo. Nestas reuniões, Pereira fez um resumo dos seus quatro anos frente à presidência do Instituto, destacando conquistas como a elaboração do plano de cargos e salários, a realização do concurso público e a redação do regimento interno. “Com o passar dos anos, o Irga foi perdendo o seu principal patrimônio: os recursos humanos. Nosso trabalho foi no sentido de recuperar esse patrimônio, pois a alma do Irga são os seus funcionários”, disse.

Pereira na reunião com conselheiros e servidores do Irga

O presidente ainda fez um breve resumo do conjunto de ações em benefício da cadeia do arroz, como os investimentos na área de pesquisa, a abertura de diálogo e proteção do setor, estratégias para ampliação do mercado, os incentivos fiscais, redução de custos, a prorrogação das dívidas e ampliação de mercados, entre outros pontos. “Aumentamos a procura pelo arroz gaúcho”, destacou Pereira.  No final das reuniões, servidores e conselheiros elogiaram o trabalho desenvolvido pela atual gestão.

Após, houve a inauguração da Estação de Pesquisa, uma área de 12 hectares que fica na ERS-101, na Localidade de Frei Sebastião. “Essa é uma escola a céu aberto”, resumiu Pereira na cerimônia. Participaram do descerramento da placa o presidente do Irga; o conselheiro de Mostardas, Télcio Cardoso da Porciúncula; o vice-prefeito de Palmares do Sul, João Ávila de Aguiar;  o diretor Técnico do Irga, Rui Ragagnin; e o gerente de Pesquisa do Instituto, Sérgio Lopes. O prefeito de Tavares, Flavio José Rodrigues de Souza, e os conselheiros Jorge Luiz Abreu de Fraga (Palmares) e Fernando Quadros Cardoso (Capivari do Sul) prestigiaram a solenidade, além de produtores rurais e servidores da autarquia. A seguir, a engenheira agrônoma Mara Lopes fez a apresentação dos ensaios que já estão semeados na Estação de Pesquisa.

Camioneta foi entregue em Palmares do Sul

Ao final, houve a entrega da chave da camioneta para a unidade comercial do 21º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga de Palmares do Sul, encerrrando com  uma confraternização no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Medianeira.

Texto: Sérgio Pereira

sergio-silva@irga.rs.gov.br