Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de campo mostra alternativas para uso da várzea

Publicação:

A Fazenda Corticeiras, localizada no município de Cristal, recebe nesta quinta-feira (22), a partir das 8h, os participantes do 1º Dia de Campo de Verão sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em Terras Baixas – Investigando alternativas para uso da várzea. O evento multiinstitucional tem a participação da UFRGS, Embrapa, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Serviço de Inteligência em Agronegócio (Sia) e Integrar Gestão e Inovação Agropecuária.

O dia de campo ocorre em área experimental de natureza público-privada, onde são testados desde 2013, diferentes sistemas que envolvem as variáveis diversidade e intensidade, representando os modelos de produção para os diferentes cenários nas terras baixas do Rio Grande do Sul. Este estudo, que deve ocorrer a longo prazo, inicialmente num prazo de dez anos, deve proporcionar oportunidades de formatação de sistemas de produção integrada com pecuária, visando a sustentabilidade ambiental, produtiva e econômica.

A participação do Irga, se dá nas duas primeiras estações, com os técnicos Filipe Selau Carlos,  com formação na área de solos e Darcy Uhry, especialista em manejo de soja em ambientes de terras baixas.  A Fazenda Corticeiras está localizada na BR-116, km 418, em Cristal. O evento deve ser realizado sob quaisquer condições climáticas. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no local. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Felipe.c.carmona@gmail.com ou pelo telefone (51) 9777-0898.

 

Estação 1 – Contextualização do projeto e manejo da cultura do arroz em sistemas integrados de produção ( Felipe Carmona, Integrar e Filipe Selau Carlos, Irga)

 

Estação 2 – Critérios para alocação de drenos e manejo da soja em sistemas integrados de produção (Antoniony Winkler, UFPel e Darcy Uhry, Irga)

 

Estação 3 – Planejando a Integração Lavoura-Pecuária ( Jamir Luis Silva da Silva, Embrapa CPACT e Davi Teixeira dos Santos, Sai)

 

Estação 4 – Produção animal e manejo de espécies forrageiras em sistemas integrados  de produção (Danilo Menezes Sant´Anna, Embrapa CPPSul e Thiago Barros, UFRGS).

 

Reunião-almoço: casos de sucesso de produtores e mesa-redonda

Painel 1 – O plantio direto na várzea

Painel 2 – Qual integração queremos?

IRGA