Irga realiza seu dia de campo internacional no dia 26 de fevereiro

20150220095721img-8332-site.jpg
Evento encerra as atividades da Conferência Internacional - Foto: Divulgação Irga

A 12ª Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe, que ocorre entre os dias 23 e 26 de fevereiro culmina com o Dia de Campo Internacional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento ocorre no dia 26 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 8h, na Divisão de Pesquisa do instituto, em Cachoeirinha. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado na América Latina e Caribe, que participam da conferência.

Os interessados em participar do dia de campo podem se inscrever no local entre as 7h30min e 11h30min. Entre as 8h e 12h30min, ocorre o roteiro pelas Estações Obrigatórias de Campo.

Estação 1: Milho em rotação com arroz irrigado

Estação 2 : Cultivares das instituições parceiras: Flar, Ciat, Embrapa e Epagri

Estação 3: Soja em rotação com arroz irrigado

Estação 4: Vitrine de cultivares Irga

Estação 5: Produção e uso de sementes de arroz irrigado

Estação 6: Manejo integrado do arroz irrigado: a evolução da lavoura de arroz e o papel da extensão rural do Irga na orizicultura do Rio Grande do Sul.

Ao 12h30min será servido almoço.

Na estação 1,  Milho em rotação com arroz irrigado, sob a responsabilidade dos agrônomos Paulo Regis Ferreira da Silva e Rodrigo Schoenfeld, serão discutidas as principais potencialidades e desafios do cultivo do milho em área de arroz irrigado, visando a sustentabilidade da atividade orizícola no Estado.

Na estação 2, Cultivares das instituições parceiras Flar, Ciat, Embrapa e Epagri, que tem como responsáveis os agrônomos Antonio Folgiarine de Rosso, Daniel Waldow, Edegar Corredor, Edegar Torres e Eduardo Graterol, será apresentado o trabalho realizado pelo Flar e sócios para o desenvolvimento de arroz irrigado no Mercosul e as cultivares de instituições parceiras que contribuem para o cultivo de arroz irrigado em lavouras no Rio Grande do Sul.

Na estação 3, Soja em rotação com arroz irrigado, sob a responsabilidade dos agrônomos Elio Marcolin, Alencar Zanon, Darcy Uhry e Pablo Badinelli, serão discutidos os principais benefícios e desafios para cultivo da soja em áreas de arroz irrigado no Estado.

Na vitrine de cultivares Irga, na estação 4, que tem como responsáveis os agrônomos Mara Cristina Barbosa Lopes, Sérgio Iraçu Gindri Lopes e Roberto Luis Weiler, serão apresentadas as principais características agronômicas e fenotípicas e as principais cultivares que contribuíram para o desenvolvimento da lavoura de arroz irrigado no Rio Grande do Sul, nas últimas quatro décadas. Também serão apresentadas as cultivares lançadas recentemente pelo IRGA e que poderão contribuir para a lavoura orizícola do RS.

Na Estação 5, Produção e uso de sementes de arroz irrigado, que tem como responsáveis Felipe Gutheil Ferreira, Athos Dias de Castro Gadea e Flávia Miyuki Tomita. Serão apresentadas as vantagens do uso de sementes certificadas de arroz irrigado e destacar sua importância para a orizicultura do estado do RS e do Brasil, em um mercado competitivo e exigente.

Na estação 6, Manejo integrado de arroz irrigado: a evolução da lavoura de arroz e o papel da extensão rural do Irga na orizicultura do Rio Grande do Sul, o chefe da Divisão de Pesquisa do Irga, agrônomo Rodrigo Schoenfeld, apresenta as principais práticas de manejo e as cultivares utilizadas na lavoura orizícola do estado do RS durante o período de 1960 aos dias atuais.

Haverá ainda, como atividades complementares, os agrônomos Carlos Alberto Fagundes e Fernando Fumagalli Miranda apresentam na Estação A, Secagem e armazenamento de arroz na propriedade rural – silos modulados do Irga, o programa e discutem a importância e os benefícios da secagem e do armazenamento de grãos de arroz na propriedade rural. Na Estação B, Vitrine tecnológica para parceiros da cadeia produtiva do arroz irrigado, são oferecidos espaços para as empresas e outras instituições de pesquisa e ensino que tenham interesse em participar do evento, expondo seus produtos e serviços.

Arquivos anexos