Noite de homenagens pelos 20 anos do Flar

20150225143803img-8076-site.jpg
Pioneiros da fundação foram distinguidos durante jantar no Jangadeiros - Foto: Luciara Schneid

A noite desta terça-feira (24) foi de confraternização e muitas homenagens durante as comemorações dos 20 anos do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (FLAR). Em jantar muito concorrido, na belíssima sede do Clube Jangadeiros, em Porto Alegre, os convidados, participantes da 12ª Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe, foram recepcionados com duas paellas campeira e de frutos do mar, preparadas pela equipe de gastronomia do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), anfitrião do encontro.

Fundadores e colaboradores do Flar foram lembrados nas comemorações

Fundadores e apoiadores do Flar foram distinguidos

O presidente do Comitê Administrativo do Flar e representante de República Dominicana, Manuel Leonardo, abriu a solenidade. Ele agradeceu a presença de todos na 12ª Conferência e às comemorações dos 20 anos. Leonardo lembrou a trajetória de desenvolvimento tecnológico na área do arroz para a América Latina e Caribe, a partir da integração do setor na busca por variedades mais produtivas, troca de experiências e transferência de tecnologia que fortaleceram os sistemas de produção destas regiões. “Continuaremos trabalhando com esforço e paixão a fim de abrir novos horizontes à competitividade do setor e oferecer arroz de excelente qualidade para a alimentação da região e do mundo”, ressaltou.

Representante da entidade homenageada saudou os convidados

Foram homenageados Peter Jennings, dos Estados Unidos, o criador de IR8, da Revolução verde do arroz no mundo e do desenvolvimento arrozeiro na América Latina, Marco Antonio Oliveira, do Brasil, membro do grupo criador do FLAR, em 1995, em Palmira,  Eloí Flores, também do Brasil, foi diretor técnico do Ciat e um dos apoiadores  do Flar.

Outro brasileiro homenageado foi Adriano Piegas, presidente do Irga quando foi criado o Flar. Rogério Ortiz, também do Brasil, importante colaborador para a consolidação do Flar, principalmente no Cone Sul e foi presidente do Comitê Administrativo.

Danilo Braccini Álvarez, também do Brasil, participou do grupo criador do Flar. O colombiano Néstor Gutiérrez, também participou da criação do Flar.  Também foi homenageado Edward Pulver, dos Estados Unidos, Miguel Saldivia, da Venezuela, Carlos Mas, Uruguai,  Gonzalo Zorrilla, do INIA Uruguai, Rafael Hernández, Fedearroz, Colombia, James Gibbons, Estados Unidos, Luis Eduardo Berrío, FLAR-Colombia.

Brinde foi erguido em comemoração ao aniversário

Fundado em 16 de janeiro de 1995, pelos países latino-americanos Brasil, Colômbia, Uruguai, Venezuela e do Ciat, o Flar é uma parceria público-privada para melhorar a competitividade e sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz, com foco na eco-eficiência.

O organismo atende várias organizações ligadas ao arroz na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além do Centro de Internacional Agricultura Tropical ( CIAT) , considerado um parceiro estratégico.

O trabalho de FLAR é dividido em quatro áreas principais: pesquisa para melhorar a produção de arroz, com ênfase na criação de animais e áreas afins, a adoção de tecnologias de manejo da cultura para o desenvolvimento de sistemas de produção de arroz, fortalecimento institucional e gestão do conhecimento.

Equipe de Gastronomia do Irga preparou as paellas