Presidente Dilma abre a Colheita do Arroz Agroecológico em Eldorado do Sul

20150320162153img-9624-site.jpg
Ato de abertura foi realizado na lavoura de Antonio Carlos Pereira - Foto: Luciara Schneid

A presidente Dilma Rousseff abriu nesta sexta-feira (20) a colheita do arroz agroecológico, em Eldorado do Sul. O ato oficial da 12ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, promovida pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da região de Porto Alegre (Cootap), ocorreu na lavoura do produtor Antônio Carlos da Silveira Pereira, no Assentamento Integração Gaúcha. Participaram ainda do ato, o governador do Estado, José Ivo Sartori e o presidente do Irga, Guinter Frantz.

Governador José Ivo Sartori também participou da solenidade

A lavoura de dez hectares é área de produção de sementes Terra Livre e foi semeada em 17 de outubro de 2014, com a variedade Irga 417, cultivar que se destaca pela precocidade, alta produtividade, ótima qualidade de grãos, alto vigor inicial das plântulas e boa adaptação a todas as regiões orizícolas do Estado.  Com manejo agroecológico, a expectativa do produtor é de colher 7,5 mil quilos por hectare. De acordo com o coordenador do Grupo Gestor do Arroz, Emérson Giacomelli, a região é responsável pelo cultivo de mais de 1,5 mil hectares de arroz ecológico e a expectativa é de colher mais de 200 mil sacos do cereal.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa do evento como apoiador e seus técnicos oferecem assistência técnica aos produtores, através do seu 13º Nate, com sede em Guaíba. Durante o evento, a equipe de eventos e gastronomia do Instituto preparou um carreteiro para 1,5 mil pessoas.

Também foi inaugurada a Unidade de Secagem e Armazenagem da Cootap, localizada no Assentamento Lanceiros Negros, na BR 290, quilômetro 132,5. A unidade teve financiamento de R$ 3,4 milhões do BNDES, por meio do programa Terra Forte do Incra. Também foi financiado para a cooperativa R$ 1,3 milhão para aquisição de máquinas e mais R$ 1,4 milhão para recondicionamento do complexo de irrigação do canal de Águas Claras, no município de Viamão, totalizando R$ 6,1 milhões investidos.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico nos Assentamentos de Reforma Agrária do Estado contou com a participação das famílias envolvidas direta e indiretamente com a produção, coordenação política dos assentamentos e grupos gestores. Contou ainda com a participação de público das regiões em que ocorre o plantio do arroz, representantes dos consumidores e lideranças políticas municipais, estaduais e federais envolvidas com a produção e comercialização dos produtos dos assentamentos. O objetivo é celebrar o momento da colheita do arroz ecológico, fortalecendo o processo de produção em todas as etapas da cadeia produtiva de base ecológica, com as famílias envolvidas no processo e os parceiros, juntamente com os apoiadores e consumidores, divulgando os resultados da Reforma Agrária. Busca ainda consolidar as parcerias entre os diferentes atores e também as relações sociais entre as famílias assentadas.

Histórico da região

Os primeiros assentamentos na região metropolitana de Porto Alegre foram estabelecidos a partir de 1987. Oito anos depois foi fundada a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre Ltda. (Cootap), em 20 de novembro de 1995, por 218 sócios fundadores, todos assentados de Reforma Agrária. Está localizada em Eldorado do Sul, no Assentamento Integração Gaúcha. As atividades da cooperativa abrangem as microrregionais de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Viamão, São Gabriel e Manoel Viana,

Na região metropolitana de Porto Alegre existem 26 assentamentos e 1,7 mil famílias assentadas da Reforma Agrária cooperadas na Cootap, integradas com entidades locais, como prefeituras, universidades, bancos, Irga, Emater e Conab. Entre os principais produtos estão o arroz, semente de arroz, leite, produtos hortícolas, industrialização dos produtos dos associados (principalmente do arroz, semente de arroz, o leite e vegetais processados minimamente), prestação de serviços em geral, principalmente a comercialização dos produtos para Conab e Pnae.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br