Culturas de verão no Dia de Campo do Irga em Restinga Seca

20150323151935dscf1312-site.jpg
Dia de Campo reuniu mais de 350 pessoas - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Mais de 350 pessoas participaram na manhã de sexta-feira (20) do Dia de Campo municipal sobre culturas de verão promovido em Restinga Seca pelo 18º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento foi realizado no Centro de Eventos do município, numa parceria com Emater, Cotrisel, Associação dos Leiteiros da Coxilha do Osório e Prefeitura de Restinga Seca, com coordenação da Regional da Depressão Central do Irga. Restinga Seca tem cerca de 800 produtores de arroz, que plantam 17,5 mil hectares. No município são produzidas anualmente, 3,3 milhões de sacas de arroz em casca em média.

Dia de Campo em Restinga Seca

O evento estava organizado em 13 estações: 1ª, com o tema “Sistemas de plantio de arroz irrigado na região”, apresentado pelo engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira, do 37º Nate de Agudo; 2ª, “Cultivares de arroz irrigado disponibilizadas pelo IRGA”, com o engenheiro agrônomo Gionei dos Santos, do 35º Nate de São Pedro do Sul; 3ª, “Recomendações técnicas do cultivar TEC-IRGA 6070 RR”, com o engenheiro agrônomo Ricardo Tasch, do 5º Nate de Rio Pardo, junto com o engenheiro agrônomo Jonas Pinheiro Brum, da Cotrisel; 4ª, “Uso de inoculantes na cultura da soja”, com o engenheiro agrônomo Artêmio Figueredo, da Emater-RS/Ascar; 5ª, “Manejo de pastagens de verão e coleção de forrageiras”, com engenheiro agrônomo Guilherme Godoy dos Santos, da Emater-RS/Ascar; e 6ª, “Controle biológico da lagarta do cartucho e uso de nitrogênio em milho”, com o engenheiro agrônomo Paulo Renato Maffini, da Emater-RS/Ascar. A partir da 7ª estação até a 13ª foram apresentados experimentos das empresas Dow AgroSciences, Syngenta, Don Mario, CCGL-TEC FUNDACEP, Brasmax, COODETEC e Nidera.

Dia de Campo em Restinga Seca

Após a passagem pelas 13 estações, os participantes acompanharam solenidade no pavilhão do Centro de Eventos. Entre as autoridades convidadas, participaram os diretores Técnico e Administrativo do Irga, Maurício Fischer e Renato Rocha, respectivamente, e conselheiros da autarquia na região, além do prefeito de Restinga Seca, Mauro Schünke, do vice-prefeito Derli Paul, do presidente da Câmara, Neir José Machado, e do vice-prefeito de Faxinal do Soturno, Dirceu Casarin.

Maurício Fischer falou sobre o novo momento do Irga. “Estamos buscando a identificação dos problemas com os produtores para ter um bom diagnóstico de cada região. Esse é o nosso compromisso”, disse. Renato Rocha acrescentou que a autarquia está sob nova direção, com novos objetivos. “Fomos indicados pela lavoura, pelos produtores e vamos lutar pela causa arrozeira”, arrematou.

Dia de Campo em Restinga Seca

O chefe do 18º Nate, engenheiro agrônomo Nelson da Costa Cardoso, destacou o trabalho dos 15 servidores do Irga no evento e agradeceu às entidades envolvidas na organização. “Sem essa importante parceria não conseguiríamos realizar o Dia de Campo”, finalizou. No encerramento, foi servido um almoço preparado pela equipe de Eventos e Gastronomia do Irga.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

Texto: Sérgio Pereira

sergio-silva@irga.rs.gov.br