Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reunião no Irga discute produção de sementes

Publicação:

20150327112201dscf1508-site.jpg
Produtores de sementes se reuniram no Irga - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e o diretor técnico Maurício Fischer se reuniram na tarde de quinta-feira (26) com integrantes do Núcleo dos Produtores de Sementes de Arroz do RS. O encontro, que ocorreu na Sala do Conselho do instituto, em Porto Alegre, contou com a presença do coordenador do Núcleo, Valdemir João Simão, que elogiou a seriedade e credibilidade do trabalho do Irga e sua importância para a cadeia produtiva do arroz.

O grupo de produtores trouxe para o encontro algumas demandas do setor e aproveitou para definir uma agenda comum entre as entidades para os próximos quatro anos. Entre os assuntos abordados na reunião estão: a situação do convênio Irga-Basf; a campanha Zero Arroz Vermelho; uma maior conscientização para o uso de sementes certificadas; sugestões para agilizar o fluxo das amostras das análises do laboratório do Irga; e a produção de sementes de arroz híbrido. Sobre esse último ponto, alguns produtores se mostraram interessados na formação de um consórcio para desenvolvimento de tecnologia para produção de arroz híbrido. A diretoria do Irga, por sua vez, reforçou a sua intenção de manter o preço limite da cultivar Irga 424 RI em 3,5 quilos de arroz para cada quilo de sementes, já firmado em contrato.

Também participaram da reunião os produtores Carlos Cauduro (São Vicente), Edson Ceratti (Uruguaiana), Flávio Dutra (Capivari), Frederico Costa (Rio Grande), Germano Dias Hadler (Pelotas), Jorge Longaray Jeager (Camaquã), José Ferrugem Barcelos (Glorinha), José Mário Tagliapietra (Dona Francisca) e Luiz Carlos Machado (Santo Antônio da Patrulha).

 

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

sergio-silva@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

IRGA