Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga promove roteiro técnico na Zona Sul

Publicação:

20150504112552fazenda-salso-site.jpg
A Fazenda do Salso, em Santa Vitória do Palmar, foi visitada pelo Irga - Foto: Divulgação Irga

A Coordenadoria Regional da Zona Sul do Instituto Rio Grandense do Arroz promoveu roteiro técnico voltado ao diagnóstico e à discussão de estratégias para redução do preparo do solo em áreas de cultivo de arroz irrigado e soja em rotação. Foram visitadas propriedades com as mais variadas práticas de manejo que objetivam a menor mobilização do solo e, com isso, a redução dos custos de implantação da lavoura, o que beneficia a semeadura de arroz na época recomendada.

O mesmo roteiro também já circulou na região da Planície Costeira Externa, na cidade de Mostardas, e na Depressão Central, nos municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Nos dias 11 a 15 de maio o roteiro, com o mesmo objetivo, irá percorrer a região da Fronteira Oeste do Estado.

Os roteiros técnicos são importantes para o Irga porque aproximam os pesquisadores dos reais problemas e gargalos enfrentados pelos agricultores, que buscam sempre otimizar a produtividade e racionalizar os custos. O Instituto utiliza o diagnóstico e a difusão de tecnologias para difundir o conhecimento entre os produtores rurais.

O roteiro técnico na Zona Sul, realizado entre os dias 27 e 30 de abril nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Arroio Grande e Jaguarão, contou com a presença do gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld; do gerente da Divisão de Pesquisa e Extensão Rural (Dater), Athos Gadea; do consultor técnico do Irga Paulo Régis Ferreira da Silva; e do pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Maria Enio Marchesan. Participaram também os pesquisadores do Irga André Ulguim (plantas daninhas), Darci Uhry (manejo da soja), Filipe Selau Carlos (solos) e Francisco Morais (solos).

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

IRGA