Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Expoarroz chega ao último dia no Centro de Eventos em Pelotas

Publicação:

20150508174855img-0710-site.jpg
Diretor comercial Tiago Barata foi um dos debatedores do quinto painel - Foto: Luciara Schneid

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participou ativamente dos quatro dias de atividades da Expoarroz 2015 seja na divulgação dos benefícios e incentivo ao consumo de arroz, em seu estande institucional, seja nos debates realizados nos três primeiros dias do evento, durante o Forum Internacional O Arroz na Segurança Alimentar. O evento, que integrou a programação da quarta edição da Expoarroz, que encerrou nesta sexta-feira(08), reuniu especialistas, produtores, representantes de órgãos públicos, instituições e empresas.

O presidente da autarquia, Guinter Frantz, foi o moderador do primeiro painel, na terça-feira que discutiu o tema Foco na rentabilidade: gestão das informações. No segundo dia, o terceiro painel Tecnologias para o produtor produzir mais e melhor teve como moderador o diretor técnico Maurício Fischer e no terceiro dia, quinto painel, o diretor comercial Tiago Barata foi um dos debatedores do tema Perspectivas de Exportações do Bloco.

“O cartão de visita do arroz brasileiro no mercado exportador é a qualidade”, afirmou Barata. Segundo ele, o custo de produção continua sendo barreira para potencializar esta posição. “O Brasil tem de fidelizar seus clientes, pois o custo de produção retira produtividade”, ressaltou.

A produção orizícola gaúcha cresceu em 2014, chegando a 8,5 milhões de toneladas, e o volume de exportações atingiu 1,2 milhão de tonelada. A previsão de exportações para 2015 deve ficar em torno deste número, apesar de todas as dificuldades propiciadas pela concorrência com a soja, segundo o diretor do Irga. “Os produtores brasileiros são extremamente eficientes, em especial os gaúchos. Se fossemos um país seríamos líderes de mercado. No entanto, os problemas da cadeia são externos ao produtor. São temas que o homem do campo não tem capacidade de intervir, como a questão logística e a carga tributária. Depende de o governo reconhecer a importância econômica e social da atividade e tratar com carinho as demandas do setor”, enfatizou.

Arroz de leite

 

Salgados feitos 100% com farinha de arroz

 

Risoto foi servido na noite de quinta-feira

Diariamente, no estande do Instituto que juntamente com o Governo do Estado foi o patrociandor master do evento, a equipe de eventos e gastronomia recepcionava os visitantes com o tradicional arroz com leite, além de bolos e salgados preparados 100% com farinha de arroz. Na noite de quinta-feira, foi oferecido também um delicioso risoto aos visitantes, durante coquetel, que recebeu a visita do vice-governador do Estado José Paulo Cairoli e do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, além de outras autoridades.

Prefeito de Pelotas Eduardo Leite provou o risoto preparado pela equipe de gastronomia

 

Clique aqui para ver mais fotos

Com informações da Assessoria da Expoarroz

Texto: Luciara Schneid

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0455

IRGA