Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais um passo para a execução do Memorial do Arroz

Publicação:

2015052211323801-site.jpg
Entidade deve começar a captar os recursos ao projeto - Foto: Divulgação Irga

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, assinou na quinta-feira (21) o segundo termo aditivo de cessão de uso de imóvel, pelo prazo de 20 anos prorrogável, o armazém número 4, localizado na rua Marechal Floriano, 493, em Cachoeira do Sul, onde está localizada a sede do Instituto, para a implantação do Memorial Nacional do Arroz. A assinatura se constitui em mais um passo para o encaminhamento do memorial, que iniciou as tratativas em  2011, pois formaliza a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (Amicus), como entidade executora do projeto.

A Amicus é uma entidade cultural sem fins lucrativos, com sede em Cachoeira, que tem como presidente Eliane Rosely Schuch,  responsável pela captação de recursos à execução do projeto. Caberá à entidade desenvolver os projetos museológico, arquitetônico executivo, já elaborados, além de captação de recursos e outros necessários à adequação do imóvel e a implantação, manutenção e gestão das atividades do Memorial.

De acordo com o coordenador regional da Depressão Central, Jaceguay Barros, destaca a importância do memorial para a cidade de Cachoeira do Sul, pelas suas origens arrozeiras e que lhe rendeu o título de Capital Nacional do Arroz. O prédio está situado junto ao antigo parque industrial da cidade e abrigou o antigo engenho Willy Tesch, um entre os inúmeros estabelecimentos construídos nas proximidades da Estação Ferroviária. “O objetivo é rememorar, valorizar e difundir a importância do arroz na história econômica, cultural e social de Cachoeira e região”.

O espaço, além de servir como centro de eventos às atividades ligadas ao setor arrozeiro, pois irá contar com um auditório, deve reunir acervo com objetos, equipamentos, máquinas, documentos, fotografias, material audiovisual e bibliográfico sobre a cultura.

 

Texto: Luciara Schneid

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0455

IRGA