Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva da província chinesa de Shandong conhece o Irga

Publicação:

20150529162818img-1308-site.jpg
Delegação foi recebida por diretores da instituição - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Comitiva com seis integrantes da Academia de Ciências Agrícolas da província de Shandong, na China, conheceram na manhã desta sexta-feira (29) o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Os visitantes, que estão em Porto Alegre desde quinta-feira (28), buscam a criação de uma relação, de longo prazo, entre Academia e o governo, universidades e entidades, visando iniciar cooperação científica e tecnológica em áreas como ciência das culturas e cereais, como arroz e milho, entre outros.

Participaram o presidente da SASS, Zhou Lin e os dretores Zhang Zheng, Guo Honghai, Wang Changjun, Wang Jianghui e o professor Zhang Jung, acompanhados de integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

No auditório eles assistiram apresentação sobre o Irga

No Instituto, eles foram recebidos pelos diretores técnico, Maurício Fischer, e comercial, Tiago Barata, e pela chefe de gabinete da presidência, Janice Machado. Fischer falou aos visitantes sobre o funcionamento do Instituto, sua origem, finalidade e abrangência. Também falou sobre a importância econômica do cereal para a Metade Sul do Estado e América Latina. O diretor técnico também falou sobre a qualidade do arroz gaúcho e convidou os visitantes a provarem alimentos à base de arroz produzidos pela equipe de gastronomia e eventos do Irga, especialmente para a visita

Alimentos com arroz foram servidos aos visitantes

A visita ao Irga integrou programação iniciada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDETC), em que participaram o secretário Fábio Branco, que entregou aos visitantes um ofício instituindo grupo de trabalho para cooperação técnica conjunta entre a Academia e o Estado. À tarde estavam previstas visitas à Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seapa) e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro) e Emater.

A Academia de Ciências Agrícolas de Shandong possui sede em Jinan, na província de Shandong, China, importante polo agrícola e possui um dos maiores PIB da China. A Academia tem como objetivo promover novas conquistas na área agrícola e o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliem o desenvolvimento provincial e nacional. É responsável pela pesquisa/desenvolvimento da tecnologia que permitiu o cultivo de batatas-doces livres de vírus (virus-free).

Possui diversos institutos de pesquisa voltados a áreas específicas, como cultivos, biotecnologia, vegetais, entre outros. Realiza parcerias com outros institutos de pesquisa e possui programas de intercâmbio científico e tecnológico na área agrícola com outros países. Tem elaborado pesquisas que visam elevar a produtividade das lavouras através do desenvolvimento de plantas mais resistentes. Possui parceria científico-tecnológica com a Venezuela e no Brasil, já possui relacionamento com a Bahia, estado-irmão da província de Shandong.

Shandong está localizada na região costeira do leste da China e é uma das principais bases de produção agrícola do país. É conhecida como o celeiro de grãos e outros produtos agrícolas como algodão, ervas medicinais, frutas, cânhamo, tabaco e outros vegetais, contando com o maior PIB agrícola do país.

 

Texto: Luciara Schneid

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0455  

IRGA