Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário de Arroz Irrigado em São Borja reúne 380 participantes

Publicação:

20150626152926134-site.jpg
Discussões ocorreram no parque do Sindicato Rural - Foto: Luciara Schneid/Irga

O Centro de Eventos do parque de exposições General Serafim Dornelles Vargas do Sindicato Rural de São Borja ficou lotado durante os dois dias do 1º Seminário de Arroz Irrigado de São Borja – Sustentabilidade da Lavoura Orizícola, realizado na quarta (24) e quinta-feira (25). Participaram 380 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e profissionais da área.

Fronteira-Oeste realiza seu primeiro seminário

Entre os temas tratados, a previsão climatológica para a próxima primavera e o verão, apresentada pela meteorologista e consultora da Somar, Catia Valente. Segundo ela, este inverno terá o padrão El Niño, ou seja, um pouco mais chuvoso e menos frios do que o normal. “Teremos uma a duas entradas de massas de ar polar em julho e agosto e acabou o inverno”, ressaltou. Segundo ela, as chuvas nos meses de julho e agosto, mas dentro da média, serão a primeira influência do fenômeno El Niño no clima.

Meteorologista e consultora da Somar Cátia Valente

Na primavera, no entanto, os modelos indicam chuvas com maior volume para o Rio Grande do Sul. “Podem ocorrer áreas de instabilidade que trazem os temporais e que entram pela fronteira com a Argentina e o Uruguai”. Segundo ela, para o arroz, a chuva pode atrapalhar um pouco o plantio das lavouras, mas por outro lado, não deve faltar água ao longo do desenvolvimento das plantações.

Chefe da divisão de pesquisa Rodrigo Schoenfeld

Outra palestra que despertou a atenção dos participantes foi proferida pelo chefe da divisão de pesquisa do Irga de Cachoeirinha, Rodrigo Schoenfeld, que falou sobre o manejo das doenças em arroz irrigado e chamou a atenção dos produtores e técnicos sobre o alto potencial produtivo e a forma correta de conduzir os plantios com a nova cultivar Irga 424 RI e também outras cultivares utilizadas na região da Fronteira Oeste, como Puitá e Guri.  Segundo Schoenfeld para a safra 2015/2016, haverá uma oferta de sementes C1 de Irga 424 RI de 180 mil sacos de 40 quilos, ofertadas por 27 sementeiros, o suficiente para semear uma área de 1.437,5 hectares.

Engenheiro agrônomo Filipe Selau

Na sequência, o engenheiro agrônomo Filipe Selau Carlos, falou sobre Sistemas de produção em solos arrozeiros, chamando a atenção para os benefícios do plantio direto, manejos e estratégias de manejo para o plantio direto e da resteva de arroz. Ele falou ainda, da importância de plantas de cobertura do solo e mostrou alguns resultados da integração lavoura-pecuária.

Pesquisador Antônio Rosso

O pesquisador Antonio Rosso fez um histórico das principais variedades utilizadas nas diversas regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, sua eficiência produtiva e quais as mais indicadas para cada região com seus potenciais produtivos.

A proposta do seminário, que ocorreu em dois dias, foi de transferir informações referentes à gestão e à eficiência dos processos produtivos de arroz e culturas alternativas para as áreas de várzea. Os palestrantes destacaram ainda, a importância do planejamento da lavoura, pensando na sustentabilidade de toda a cadeia, passando pelos processos de produção, na gestão dos recursos humanos, na gestão econômica financeira da atividade e na gestão ambiental.

A promoção foi da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (Acisb), com o apoio do 8º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) São Borja e Sindicato Rural.

 Grupo dos Nates da Fronteira-Oeste

Texto: Luciara Schneid

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0455

IRGA