Sartori destaca articulação entre secretarias e celebra 80 anos da Agricultura

Em visita institucional à Secretaria da Agricultura e Pecuária, nesta sexta-feira (26), quando a Pasta celebra 80 anos, o governador José Ivo Sartori disse que a agricultura é um exemplo do que dá certo, sendo responsável por puxar o PIB do Estado. Neste ano, houve novo recorde na produção de grãos, chegando a 29 milhões de toneladas – foram colhidos cerca de 15,1 milhões de toneladas de soja. De acordo com o governador, é preciso ser criativo e ter solidariedade no momento em que o RS enfrenta graves dificuldades financeiras.

Sartori agradeceu o empenho e o trabalho dos servidores e disse que é preciso articular ações para que os serviços prestados cheguem à sociedade com qualidade. Segundo ele, a pesquisa desenvolvida em órgãos vinculados – como Irga e Fepagro – tem de estar integrada com universidades e prefeituras para que os resultados cheguem ao maior número de beneficiários. "O envolvimento de cada um é importante para obtermos mais eficiência", afirmou.

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, destacou a qualificação e o trabalho da equipe e apresentou projetos considerados prioritários em desenvolvimento para o setor, como o Programa Estadual de Gestão de Solos e Água, o Programa Estadual Transleite e o de estímulo à olivicultura, atividade que está em expansão no Estado.

Governador na festa da Seapa

Disse ainda que a Secretaria, em parceria com o Ministério Público, vai entregar às supervisões regionais aparelhos que fazem 11 tipos de análises do leite, em tempo real, permitindo a identificação de alterações físico-químicas, ureia e água, por exemplo. O treinamento dos servidores se encerra nesta sexta-feira (26).

Após a conversa com diretores de departamentos e órgãos vinculados, o governador visitou a Secretaria e participou de comemoração pelo aniversário da Agricultura. Pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participaram da solenidade o diretor Administrativo, Renato Rocha, e a chefe de Gabinete, Janice Machado. Sartori afirmou aos representantes do Irga no encontro que pretende visitar a autarquia em breve.

Texto: CCom/Irga