Seminário Técnico na Zona Sul reúne mais de 100 participantes

20150630171747p6290213-site.jpg
No evento foram apresentados os resultados da safra - Foto: Divulgação Irga

A Coordenadoria Regional da Zona Sul realizou nesta terça-feira, o Seminário Técnico com mais de 100 participantes, entre técnicos, representantes comerciais e também mais de um terço dos produtores do 2º e 33º Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates). Esteve presente grande representatividade da classe orizícola dos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório, Turuçú, Cerrito e Rio Grande, que juntos plantam mais de 43 mil hectares. Também participaram os conselheiros de todos os municípios abrangidos.

Produtores receberam atualizações técnicas

O evento iniciou às 9h30min e encerrou ao meio-dia, com carreteiro e feijoada, preparados pela equipe regional Zona Sul e patrocinado pela Dow Agroscienses.  O engenheiro agrônomo do 2º Nate, Igor Kohls, fez a abertura do evento, que contou com a apresentação da Coordenadoria Regional da Zona Sul, pelo engenheiro agrônomo André Barros Matos, que falou aos produtores os inúmeros resultados que foram obtidos pela regional Zona Sul, destacando o recorde de produtividade alcançado nesta safra, em que foram colhidos 8.479 quilos por hectare como média final em 2014/2015.

O engenheiro agrônomo Roberto Carlos Wolter, chefe da Estação Regional da Zona Sul em Santa Vitória do Palmar, apresentou os resultados alcançados com o primeiro ano do Bio-climático de Soja em áreas de arroz, na Zona Sul. O engenheiro agrônomo André Ulguim da Estação Experimental do Arroz de Cachoeirinha, apresentou o manejo para plantas daninhas resistentes a herbicidas.

O evento foi encerrado com a palestra do chefe da EEA, engenheiro agrônomo Rodrigo Schoenfeld, fez uma apresentação rápida do programa Soja 6000 e finalizou com O Manejo para cultivar Irga 424 RI, em que enfatizou os cuidados que os produtores devem ter ao manejar essa nova cultivar, que requer diferente tratamento dos empregados com as cultivares Puitá e Guri Inta CL, por se tratar de material de alto potencial genético, que chega à lavoura orizícola na próxima safra.