Litoral Norte realiza seminário durante Expofeira de Capivari do Sul

20150701132530irga-424-valmir-menezes-site.jpg
Produtividade, qualidade e respeito ambiental serão abordados - Foto: Divulgação Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através da Coordenadoria da Planície Costeira Externa (PCE), juntamente com a Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul e Capivari do Sul, realizam nesta quinta-feira (02/07) o 6º Seminário Regional do Litoral Norte. Com o tema Produtividade, Qualidade e Respeito Ambiental, o evento ocorre a partir das 7h30min, no CTG Tropeiros da Cultura, junto ao parque municipal de eventos Abrahão Nunes, de Capivari do Sul, onde ocorre a 14ª Expofeira.

A abertura do evento, prevista para as 8h30min, terá a participação do diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, que substitui o presidente Guinter Frantz. Na programação, está previsto a partir das 9h15min, a apresentação de Panorama da lavoura da Planície Costeira do Litoral Norte, pelo engenheiro agrônomo Vagner Martini dos Santos, coordenador regional do Irga do Litoral Norte.

Às 10h30min, o gerente da divisão de Pesquisas de Cachoeirinha, Rodrigo Schoenfeld, fala sobre Técnicas de manejo para altas produtividades e manejo da cultivar Irga 424 RI. Os debates serão retomados a partir das 13h30min, com a participação do pesquisador do Irga, Darci Uhry, que fala sobre Soja em rotação com arroz obtendo altas produtividades.

O engenheiro químico Gilberto Amato, faz às 14h15 min, a palestra Arroz é saúde!

A partir das 15h15min, representante do Banco do Brasil, agência de Capivari, irá apresentar as modalidades de Crédito Rural para a safra 2015/2016. O meteorologista Glauco Freitas apresenta às 15h30min, o Prognóstico climático para o inverno e primavera. O encerramento está previsto para as 16h30min.

A equipe de gastronomia e eventos do Irga participam da Expofeira com o food truck do Instituto onde serão ministradas oficinas de culinária, pela nutricionista Cleusa Amaral, para merendeiras e produtoras rurais e ainda, serão oferecidas degustações de produtos à base de arroz, de quinta-feira (02) até domingo (05).

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br