Mais de 200 pessoas assistem a palestras do Irga sobre soja

20151008140031palestra-do-prof-edson-tanaka-site.jpg
Palestra do professor Edson Tanaka na Casa da Amizade - Foto: Divulgação Irga

As palestras promovidas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na 89ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pelotas (Expofeira) foram consideradas um sucesso pelos organizadores. Mais de 200 pessoas participaram do encontro que enfocou “Soja na Zona Sul”, durante a noite de quarta-feira (7), na Casa da Amizade, no Parque da Associação Rural de Pelotas. O evento foi organizado pela Coordenadoria Regional Zona Sul e pelo 2º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga, em parceria com a empresa Planfer, de Pelotas, e a Expofeira. Na noite de terça-feira (6), o Irga realizou o “Seminário do Arroz Irrigado” com o auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) lotado.

O coordenador regional da Zona Sul do Irga, André Barros Matos, relata que as palestras do engenheiro agrônomo Fabiano Paganella (Plantec Agricultura de Precisão) e do professor Edson Tanaka (Fatec Pompeia-SP) chamaram atenção do público pela qualidade e aprofundamento na busca de altos rendimentos para a soja em rotação com arroz. “Há muito que construir, mas também há muita coisa já sendo feita na busca de altos rendimentos para essa cultura que veio pra ficar no meio arrozeiro, por todos os benefícios que traz para os orizicultores e pela fonte de renda que representa, neste tempo de crise instalada”, explica Matos.

O tema para as palestras desta quinta-feira surgiu durante o encontro do Programa Soja 6000, que já começou a ser implantado em áreas em rotação por toda a Metade Sul do RS. O Soja 6000 foi lançado oficialmente pelo Irga em junho deste ano. O nome foi escolhido a partir da sua meta, que é atingir uma produtividade de 6 mil quilos por hectare. Os objetivos principais do programa são desenvolver práticas de cultivo para a obtenção de altas produtividades de soja; operacionalizar um sistema de transferências de informações; e gerar e difundir tecnologias nesta área.

Casa da Amizade lotada

A 89ª Expofeira de Pelotas acontece até o dia 12 de outubro no Parque Ildefonso Simões Lopes (Avenida Fernando Osório, 1.754, Bairro Três Vendas). A feira, uma promoção da Associação Rural de Pelotas, é voltada aos setores de máquinas, implementos agrícolas, veículos, artesanato, bovinos de corte, leite, equinos, ovinos, aves e outros produtos da indústria e comércio.

Texto: Sérgio Pereira

sergio-silva@irga.rs.gov.br