Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga participa de reunião do Comitê Administrativo do Flar

Publicação:

2015112012005322825766940-c011a99b96-k-site-3.jpg
Participantes visitam ensaios do Ciat na Colômbia - Foto: Divulgação Flar

Termina na tarde desta sexta-feira (20) a 38ª reunião do Comitê Administrativo do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar), que ocorre em Cali, Colômbia. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e o diretor Técnico, Maurício Fischer, estão participando do encontro, que se iniciou na manhã de terça-feira (17). Entidades da Argentina, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e República Dominicana também enviaram representantes. As reuniões estão ocorrendo na sede do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

O evento foi aberto pelo diretor Executivo do Flar, Eduardo Graterol, na manhã de terça-feira, com apresentações de Fischer, pelo Irga, e de Joe Tohme, pelo Ciat. O encontro seguiu abordando assuntos como competitividade do setor arrozeiro na América Latina e Caribe, exposições sobre pesquisas na área, como redução na emissão de gases que provocam efeito estufa, experiências em fitomelhoramento e biofortificação do arroz, entre outras. Os participantes também realizaram visitas a experimentos de campo na Colômbia.

Guinter Frantz e Maurício Fischer na reunião do Flar

Na reunião do Comitê Administrativo foram debatidas ainda questões como planificação do Flar para 2016, novidades do programa de arroz do Ciat, experiências de Vietnã e Camboja com sistemas com secagem de arroz para pequenos agricultores, resultados do setor arrozeiro na América Latina e eleição da próxima sede do comitê, entre outros temas.

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.

Reunião do Comitê Administrativo do Flar em Cali

Texto: Sérgio Pereira (com informações do Ciat)

Assessoria de Comunicação

sergio-silva@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

 

IRGA