Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em Terras Baixas é tema de dia de campo em Cristal

20160201123718img-6094-site.jpg
Enfoque são os diversos modelos para as terras baixas no Estado - Foto: Luciara Schneid/Irga

No 2º Dia de Campo de Verão sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que ocorre nesta quarta-feira (03), em Cristal,  haverá espaço para discussões técnicas amplas com convidados especiais. Os produtores rurais José Mathias Bins Martins (Mostardas) e Márcio Sanchez da Silveira (Santa Vitória do Palmar), descreverão os benefícios e desafios que enfrentam na prática em seus sistemas de produção, que incluem a ILP, rotação arroz-soja e o plantio direto em terras baixas. O assistente técnico estadual da Emater, Edemar Streck, abordará a necessidade de reflexão, pelo produtor, de como vem lidando com o solo em sua propriedade.

O evento ocorre, a partir das 9h, na Fazenda Corticeiras, em Cristal, em área experimental de natureza público-privada, onde são testados diferentes sistemas que envolvem as variáveis diversidade e intensidade, representando os modelos de produção para os diferentes cenários nas terras baixas do Rio Grande do Sul. O estudo desses sistemas irá proporcionar a formatação de sistemas de produção integrada com pecuária para os orizicultores, visando atingir a sustentabilidade ambiental, produtiva e econômica.

O cultivo de milho em terras baixas, tanto para grão, quanto para silagem, se constitui em uma alternativa de rotação com o arroz irrigado. Além de aportar altas quantidades de palhada (milho grão), o sistema radicular dessa cultura explora camadas mais profundas do solo, trazendo nutrientes à superfície e melhorando a porosidade do solo. Além disso, o cultivo de milho prevê a aplicação de herbicidas com alto controle sobre o arroz vermelho e outras invasoras do arroz. No projeto SIPA Terras Baixas, o Sistema de Produção 4 compreende a rotação de capim sudão, soja, milho e arroz, intercalados pelo consórcio azevém mais trevo branco sob pastejo no inverno. A inserção do milho nos Sistemas de Produção em Terras Baixas será um dos temas a serem discutidos no dia de campo.

A inserção do animal nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária é outro dos temas abordados. Na Integração Lavoura Pecuária, o gado pode exercer o papel de herói ou vilão da lavoura. Depende de como o homem o maneja. O número de animais por área e sua distribuição no potreiro, definem a capacidade do pasto em promover o balanço positivo (herói) ou negativo (vilão) de carbono no sistema. O "bom pastejo", além de garantir rentabilidade, promoverá maior produção de raízes pelo pasto, melhorando a estrutura do solo; maior atividade da biomassa microbiana do solo; estímulo ao processo de agregação; decomposição mais rápida do resíduo (constante rebrote – folhas e colmos jovens), e - importante salientar - leve adensamento superficial do solo, facilmente revertido com o cultivo de grãos em sucessão.

O projeto interinstitucional tem a responsabilidade técnica do Irga, Embrapa, UFRGS, Sia e Integrar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail felipecarmona@integrarcampo.com.br ou pelo telefone (51) 9777-0898.

luciara-schneid@irga.rs.gov.br