Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Duas frentes frias passam pelo Estado nesta semana

Publicação:

20160418105932clima-21-04-final.jpg
Quinta-feira: chuva em quase todo RS - Foto: Arte/Climatempo

O Instituto Climatempo informa que a forte massa de ar seco que está atuando sobre a maior parte do Brasil impede o avanço de frentes frias pelo País. Com isso elas ficam bloqueadas entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, causando chuvas frequentes e volumosas na sua área de atuação.

Nesta semana, duas frentes frias passam pelo RS: uma nesta segunda-feira (18) e outra na quarta-feira (20). A segunda frente fria consegue avançar um pouco mais e levar chuva para outras áreas gaúchas.

Os maiores volumes acumulados serão observados no sul da Fronteira Oeste, na Campanha, na Zona Sul e no sul da Depressão Central, variando entre 100 e 150 milímetros. Na Planície Costeira Externa a chuva é menos volumosa, acumulando entre 30 e 40 mm, e nas demais áreas de interesse, os volumes de chuva ficam entre 50 e 100 mm.

A maior parte dessa chuva ocorre entre quarta e quinta-feira (dias 20 e 21), quando podem ocorrer tempestades, com raios e ventania, e até mesmo queda de granizo no Sul e Oeste do Estado. Há previsão de queda de temperatura no final da semana, mas sem frio intenso. Confira diariamente a previsão do tempo no site do Irga clicando aqui.

Fonte: Instituto Climatempo

IRGA