Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz tem ação junto ao curso de Nutrição da UFPel

Publicação:

20160517153402img-4333-site.jpg
Alunos participaram de aula teórica e prática sobre uso do arroz na alimentação - Foto: Luciara Schneid/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou nesta segunda-feira (16), mais uma ação do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) junto a multiplicadores e formadores de opinião. A nutricionista Cleusa Amaral atendeu convite da coordenação do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), quando ministrou palestra a 40 acadêmicos e em seguida, realizou aula prática junto ao laboratório de Dietética.

A primeira parte da atividade reuniu os acadêmicos do curso de Nutrição, no auditório do campus Anglo, quando eles conheceram um pouco mais sobre o Instituto e o sobre o cereal. Na apresentação, ela fala sobre o Irga, suas funções e objetivos e trata do produto arroz, nos seus mais diversos tipos e coprodutos, com ênfase aos benefícios oferecidos pelo cereal na alimentação humana.

Quatro formas de preparo com a utilização do arroz foram apresentadas

A coordenadora do curso de Nutrição, Kelly Lameiro, ressaltou a importância da ação para os alunos de um curso que tem seu foco nos alimentos. “Foi uma forma de contribuir com o aprendizado deles, no caso o arroz, agregando conhecimentos desde a produção do cereal até o seu preparo”. Ela destaca ainda a importância de estabelecer esta interação de estudantes e universidade com um instituto que tem mais de 75 anos de tradição com a cultura do arroz.

Na parte prática, a nutricionista orientou o preparo de quatro diferentes alimentos, entre eles, duas tortas salgadas, usando apenas farinha em uma e com farinha e arroz cozido na outra, para os alunos sentirem a diferença na consistência da massa. Os outros preparos foram de dois bolos, o primeiro dágua, tipo pão de ló, usando apenas farinha de arroz e sem fermento e o outro de cenoura. “No bolo sem fermento, é possível perceber a consistência diferenciada da farinha”, diz a nutricionista.

Alunas provaram e aprovaram os alimentos preparados

Os alunos aprovaram as receitas e saíram da aula com a promessa de levarem a experiência para os seus preparos. “Como sou vegetariana, me chamou a atenção o aproveitamento dos alimentos de forma bem criativa”, disse a futura nutricionista Danielli Saboia, de 21 anos. Segundo ela, a farinha de arroz deixou os alimentos bem mais leves e considera excelente para o preparo de bolos e panquecas. Laura Abib, 27, também gostou muito das receitas e se surpreendeu com os benefícios que o arroz oferece.

Antes de colocar a mão na massa nutricionista instrui alunas

Esta foi uma entre as aulas programadas em agenda por várias universidades do Estado. A próxima ocorre na terça-feira (24), com alunos do curso de Biologia da Unisinos, em Porto Alegre. Os interessados em agendar palestras podem entrar em contato pelo e-mail eventos@irga.rs.gov.br.

 

Texto: Luciara Schneid

 

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0455

IRGA