Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga e Flar debatem transferência de tecnologia

Publicação:

20160519152215img-4566-site-1.jpg
Pulver fica até no dia 30 no Estado - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O norte-americano Edward Pulver, consultor do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar), está no Rio Grande do Sul para uma série de reuniões técnicas com pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Sua visita objetiva debater as tecnologias que serão difundidas pela parceria Irga/Flar, a partir do convênio renovado este ano pelas duas entidades.

Acompanhado do consultor do Flar no Brasil, o engenheiro agrônomo Luciano Carmona, Pulver foi recebido pelo presidente da autarquia, Guinter Frantz; pelo diretor técnico, Maurício Fischer; pelo gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Athos Gadea; e pelo gerente de Pesquisa, Rodrigo Schoenfeld, além da equipe de pesquisadores do instituto. Acompanham os trabalhos os professores consultores do Irga Claudio Mundstock e Paulo Régis Ferreira da Silva.

“O objetivo da visita ao Irga é organizar um programa de transferência de tecnologia para produzir mais arroz e com menor custo. Estamos trabalhando prioritariamente com sistemas de produção, que inclui arroz, soja e outros cultivos. Mas a base das discussões, claro, é o arroz”, explica Pulver, que em janeiro deste ano esteve no Estado para participar de visita técnica do Flar.

Reuniões ocorrem em Cachoeirinha nesta quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o doutor em Agronomia pela Universidade de Michigan acompanha as pesquisas da autarquia na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.  Na próxima semana, Pulver visita Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga pelo interior do RS: Cachoeira do Sul (dia 23); Rosário do Sul (24), Uruguaiana (25); Pelotas e Camaquã (27). No dia 30 ele encerra seus trabalhos no RS com reuniões na sede administrativa do Irga, em Porto Alegre. Pulver retorna para Illinois (EUA) no dia 31 deste mês.

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0391

IRGA