Servidores do Irga esclarecem dúvidas antes da implantação do Proa e-Gov

20160519164511img-4651-site.jpg
Consultor da Procergs esclareceu as dúvidas dos servidores - Foto: Luciara Schneid/Irga

Por iniciativa da Diretoria Administrativa, os servidores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) tiveram, na tarde de ontem,  a oportunidade para sanar suas dúvidas sobre o novo sistema - Processos Administrativos do Governo do Estado (PROA e-GOV), que entra em funcionamento oficialmente em 1º de julho. De acordo com o diretor administrativo, Renato Caiaffo da Rocha, foram convocados todos os chefes das Divisões da autarquia, as secretárias e demais servidores que utilizam o programa no seu dia-a-dia, a participarem do encontro.

Sistema entra em funcionamento em 1º de julho

O encontro ocorreu, das 14h às 16h, no auditório da sede administrativa, em Porto Alegre, com a presença do consultor da Procergs, José Vilnei Ferras da Costa, que fez a apresentação do curso básico do sistema, sanou dúvidas, ouviu problemas e questionamentos sobre o referido programa.

Segundo Rocha, a intenção é que até o sistema entrar em funcionamento efetivamente, no início de julho, todos estejam familiarizados com o programa. “Apesar de se tratar de um programa simples, algumas pessoas têm mais dificuldades em se adaptar e com o passar do tempo, devem se acostumar com a nova ferramenta na sua rotina de trabalho”. Ele lembrou ainda que há um grupo de administradores do PROA na autarquia, integrado pelos servidores Alberto Andrade, Anabel Schmidt, Valéria Oliveira e Wesley Petersen para auxiliar os servidores nas dificuldades encontradas.

O consultor falou sobre as vantagens do programa sobre o antigo sistema (SPI), tais como, transformar o que hoje é feito em papel para o meio digital, além da rapidez no trâmite, o que irá refletir no melhor atendimento ao cidadão. Ele mostrou também, os caminhos desde a abertura de um novo processo e elucidou as dúvidas apresentadas.

O PROA é um sistema que permite a tramitação do processo administrativo com assuntos, sem um fluxo definido e com a sua tramitação integral em forma digital, através de atividades de cadastramento e movimentações efetuadas pelo próprio usuário.

O objetivo é oferecer uma solução que permita a tramitação de um processo sem a necessidade de um workflow ou sistema específico do negócio. Nessa modalidade o usuário decide o que anexar ao processo e a quem destinar para a próxima atividade.

O PROA vem para substituir o SPI – Sistema de Protocolos Integrado, implantado em 1985, disponível em 75 organizações estaduais e utilizado por 23 mil usuários. Possui 3,5 milhões de processos ativos, 13,2 milhões de processos arquivados (e 3,2 milhões eliminados), 480 mil andamentos e 90 mil novos processos por mês.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br