Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Noite do Irga na Semana Arrozeira de Alegrete será no dia 29

Publicação:

20160527111216foto-final.jpg
Luana Costa e Dias concorrerá pelo Irga - Foto: Flavio Burin/Divulgação

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é um dos parceiros da 9ª Semana Arrozeira de Alegrete, que ocorre de 29 de maio a 4 de junho. Na noite do dia 29 a autarquia promove programação especial, com palestras, entrega do Selo Ambiental e com a participação já confirmada do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

No CTG Farroupilha, na chamada Noite do Irga, ocorrem duas palestras a partir das 19h30min: “Resultados do Projeto Adubar”, com o engenheiro agrônomo Leonardo Acosta; e “Custos da lavoura de Arroz”, com o diretor técnico do instituto, Maurício Fischer. Na mesma noite ocorre a entrega do Selo Ambiental do Irga para cinco produtores de Alegrete e Quarai. Serão contemplados com o certificado ambiental: Agropecuária Parcianello Rincão; Agropecuária Parcianello Capivari; Limarroz Sementes Alegrete; Limarroz Sementes Quaraí; e Fernando Piaguaçu Corrêa Osório (Quaraí).

O Irga ainda participa do painel “Panorama do Agronegócio e Redução de Custos na Lavoura”, que ocorre no dia 30 de maio, com a moderação do coordenador regional da autarquia na Fronteira Oeste, Ivo Mello. O debate também ocorre no GTC Farroupilha, a partir das às 19h30.

Já dentro da Programação Rural do evento, estão previstas palestras sobre o “Programa de Valorização do Arroz – Provarroz” do Irga, enfocando os benefícios do cereal na alimentação humana, sua versatilidade em produtos e aulas práticas sobre o manuseio da farinha de arroz em preparos diversos e aproveitamento do arroz no dia a dia, com a nutricionista Cleo Amaral. As oficinas do Provarroz acorrerão à tarde, a cada dia em uma localidade diferente: E.M.E.B. João Cadore, em Angico (dia 30); E.M.E.B. Alfredo Soares Leães, em Rincão de São Miguel (31); E.M.E.B. Murilo Nunes de Oliveira, em Conceição (1º); Parque de Exposições do Sindicato Rural de Quaraí (2); e E.M.E.B. João André Figueira/CTG Oswaldo Aranha, em Durasnal (3).

Na noite do dia 4 de junho, às 20 horas, ocorre o Baile do Arroz no GTG Farroupilha, com a escolha da rainha e de duas princesas desta nona edição da Semana Arrozeira. Cada uma das cinco candidatas representará uma entidade patrocinadora do evento. Luana Costa e Dias concorrerá pelo Irga. A jovem, de 21 anos, é estudante de Engenharia Mecânica na Unipampa e está participando do seu primeiro concurso. A escolha da corte da festa será feita unicamente por meio de voto popular na noite do dia 4. Cada ingresso dará direito a um cupom de votação. Após a apresentação da Escola de Dança Ballerina, as candidatas desfilarão para o público. Na sequência, urnas serão disponibilizadas para recolher os votos. A mais votada será coroada rainha antes de começar o baile, com animação da Banda Sax.

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

IRGA