Irga oferece capacitação para 32 merendeiras de Palmares do Sul

20160725162219img-1492-site.jpg
Participaram 32 merendeiras de pelo menos 12 escolas - Foto: Divulgação Irga

O Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), desenvolvido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), promoveu mais uma ação de divulgação e promoção do arroz e seus co-produtos na alimentação escolar. Desta vez, o município foi Palmares do Sul, quando a equipe de eventos do Irga atendeu convite do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, coordenado pela nutricionista Maiara Pires Carniel, ligado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palmares do Sul.

Durante a oficina, com duração de 4,5 horas, das 13h30min às 18h, além de conhecer um pouco os benefícios do arroz para a saúde, as 32 merendeiras participantes conheceram um pouco sobre os benefícios do arroz e puderam manipular o cereal e a farinha de arroz, a partir da elaboração de receitas de doces e salgados, sete bolos e duas versões de arroz doce. Este grupo de merendeiras é responsável pela elaboração de 30 mil refeições por mês, aproximadamente, num universo de em torno de 12 escolas.

“Procuramos elaborar receitas práticas, que possam ser feitas na merenda, utilizando-se insumos disponíveis nas despensas das escolas e que ao mesmo tempo tenham uma boa aceitação pelos alunos”, explica a nutricionista do Irga, Cleusa Amaral, responsável por ministrar a oficina.

Ao mesmo tempo em que ocorria o treinamento às merendeiras, era realizado curso de reciclagem aos professores. No final, foi realizada confraternização entre os dois grupos, quando os professores puderam provar as iguarias produzidas pelas merendeiras durante o curso. Segundo a nutricionista do Irga, o evento foi um sucesso, com grande aproveitamento pelas merendeiras e aprovação dos pratos, pelos professores.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br