Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga e Flar assinam convênio de cooperação técnica

Publicação:

20160728115751img-6767-assinatura.jpg
Assinatura do convênio: Fischer, Graterol, Carmona e Frantz - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Representantes do Instituto Rio Grandese do Arroz (Irga) e do  Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar) assinaram na tarde desta quarta-feira (27) a renovação do convênio de cooperação técnica entre as duas entidades. Pelo Irga, assinaram o documento o presidente, Guinter Frantz, e o diretor técnico, Maurício Fischer. Pelo Flar, o diretor executivo, Eduardo Graterol, e o representante da entidade no Brasil, Luciano Carmona, oficializaram a parceria. A solenidade ocorreu dentro da reunião do Comitê Técnico para Zona Temperada do Flar, que prossegue nesta quinta-feira (28) na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga, em Cachoeirinha.

O convênio abrange questões como novo enfoque em projetos específicos na área de melhoramento genético e pesquisa; ampliação da geração de inverno realizado em Penedo (Alagoas), cujos trabalhos são mantidos pela Fundação Irga; reforçar as estruturas e dar apoio na área de doenças fúngicas (brusone), realizando a introgressão de genes de resistência a esta doença nos cultivares Irga 409 e 417; efetuar o sequenciamento do genoma de 15 cultivares e materiais avançados do Irga; oferecimento das instalações do Ciat (Colômbia) para capacitação de pesquisadores e técnicos da extensão; apoiar o projeto de conversão de cultivares; discutir integração de programas de melhoramentos de arroz híbrido mantido pela autarquia; iniciar programa de transferência de tecnologia para incremento de produtividade na lavoura orizícola.

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.

COMITÊ TÉCNICO PARA ZONA TEMPERADA

Durante dois dias, integrantes do Flar e das entidades da Argentina, Uruguai, Chile e Brasil (o Irga) debatem em Cachoeirinha os rumos da produção de arroz nos países de zona temperada das Américas. A reunião foi aberta por Eduardo Graterol, Guinter Frantz e Maurício Fischer. Logo após, o diretor técnico do Irga apresentou os números finais da safra 2015/2016. Graterol, por sua vez, mostrou dados da produção de arroz nos países de zona temperada e fez um balanço das atividades recentes do comitê. Na sequência, o engenheiro agrônomo Paulo Carmona foi convidado a apresentar um histórico aprofundado sobre a evolução da lavoura de arroz no Rio Grande do Sul.

Paulo Carmona apresentou histórico

Representantes de entidades ligadas ao Flar também apresentaram dados sobre o plantio orizícola em seus países: María Inês Pachecoy, pelo Inta (Argentina), Juan Carlos Lopez, pela Adecoagro (Argentina);  Oneides Avozani e Daniel Waldow, pelo Irga; e Fernando Pérez de Vida, pelo Inia (Uruguai). Yamid Sanabria falou sobre o programa de melhoramento do Flar e o norte-americano James Gibbons, também do Flar, enfocou recomendações para o avanço do melhoramento para as zonas temperadas.

O presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do RS (Sindarroz), Elton Doerle, foi convidado a falar sobre sua visão do mercado arrozeiro no Estado. “Cada vez mais o Mercosul precisa aumentar a produtividade sem perder a qualidade”, disse no início de seu pronunciamento.  “Sabemos que o consumidor deseja  três coisas: que o arroz fique soltinho na panela, que tenha rendimento e que o padrão visual seja agradável”, destacou Doerle.

Nesta quinta-feira, a reunião do Comitê Ténica para Zona Temperada do Flar segue na EEA de Cachoeirinha enfocando principalmente o Consórcio HIAAL (Híbridos de Arroz para a América Latina), com apresentação dos representantes das entidades dos quatro países de zona temperada. O comitê promove uma reunião por ano, Em 2015, o encontro foi em Corrientes, na Argentina.

Veja mais fotos da reunião clicando aqui.


Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

IRGA