Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 200 pessoas participam do Seminário do Litoral Norte

Publicação:

20160811153106img-20160811-wa0007-site.jpg
Seminário ocorreu no Clube dos Jipeiros - Foto: Divulgação/Irga

A sétima edição do Seminário Arrozeiro do Litoral Norte, realizada na tarde de quarta-feira (10), foi considerada um sucesso pelos organizadores. Mais de 200 pessoas, produtores rurais em sua maioria, participaram do evento promovido no Clube dos Jipeiros. O encontro foi uma realização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural, Emater/RS e Farsul.

O seminário começou às 14 horas, com apresentação artística de alunos da Escola Municipal Domingos Saraiva, de Palmares. Logo após, o coordenador regional do Irga na Planície Costeira Externa, engenheiro agrônomo Vagner Martini dos Santos, palestrou sobre o panorama da lavoura da Planície Costeira Externa. A nutricionista Ana Laura Guimarães abordou, logo após, os benefícios do arroz para uma alimentação saudável. O coordenador de programas do Irga José Gallego Tronchoni abordou, na sequência, o zoneamento da soja no Litoral Norte, ao lado do vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho. Depois, o economista da Farsul, Antônio da Luz, traçou um panorama e falou das perspectivas do mercado doméstico mundial do arroz.

Estudantes na abertura do evento

No intervalo foi servido coquetel, com alimentos elaborados pela equipe da Associação dos Arrozeiros do município e feitos 100% a base de farinha de arroz. Lívia Carvalho, da associação, é uma entusiasta da causa pela promoção da farinha de arroz e os benefícios do cereal para a saúde humana. São muitas as ações que Lívia promove junto à cadeia orizícola e cuja importância tem o reconhecimento do setor. Lívia atua no Comitê Gestor do Programa de Valorização do Arroz do Irga e reuniu uma equipe de pessoas que criam iguarias a base de farinha de arroz, como as servidas no coffee break do Seminário do Litoral Norte.

As palestras seguiram com o engenheiro agrônomo Luciano Carmona, do Flar, e Alex da Silva Correa, da Emater Palmares do Sul, que falaram sobre o manejo da lavoura de arroz irrigado e o manejo integrado da soja. Na sequência, o engenheiro agrônomo João Antônio Lapolli, especialista em Agronegócios do Sistema Sicredi, apresentou os prognóstico climático para safra 2016/2017.  O conselheiro consultivo da Farsul Domingos Velho Lopes encerrou as apresentações falando sobre zoneamento ecológico e econômico.

Equipe do coffee break

O encontro terminou com um carreteiro preparado pela equipe de Gastronomia do Irga. Participaram do encontro o presidente do Irga, Guinter Frantz; o prefeito de Palmares do Sul, Paulo Lang; o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; o vice-presidente do Sindicato Rural do município, João Paulo Müller; e o presidente da Associação dos Arrozeiros de Palmares, Roberto Dutra, entre outras autoridades. “Diante da crise econômica e do momento por que passa a lavoura de arroz, o encontro foi considerado muito bom. O nível de discussão, os temas pertinentes ao setor e a participação foram muito produtivas. A maior parte dos inscritos foi composta por produtores rurais da região, o que mostra que conseguimos abordar temas de interesse dos orizicultores”, resume o coordenador regional do Irga, Vagner Martini dos Santos.

Mesa de autoridades

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Telefone: (51) 3288-0391

IRGA