Primeira parte do Dia do Arroz enfoca exemplos de gestão bem-sucedidos

20160829150946img-7395-site-1.jpg
Programa Dia do Arroz, do Canal Rural, na Casa da RBS em Esteio - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Uma aula de gestão no setor agrícola. Assim pode ser definida a primeira parte do Dia do Arroz, promoção do Canal Rural em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizado na manhã desta segunda-feira (29). O programa, transmitido ao vivo para todo o Brasil, foi apresentado pela jornalista Kellen Severo no estúdio da Casa da RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 39ª Expointer.

As atividades começaram às 10 horas, com a apresentadora do Canal Rural conclamando o presidente do Irga, Guinter Frantz, a recepcionar os convidados. Frantz agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento, que reservou a manhã para debater a importância da gestão na lavoura orizícola. Logo após, o palestrante convidado, Pedro Blos, enfocou o tema “Gestão de Resultados em Tempos Imprevisíveis”. O diretor da Simbrasil Consultoria falou da importância dos empreendedores valorizarem as suas lideranças. “Está na hora da gente se dar conta que precisamos de todas as ideias das pessoas que trabalham conosco. Todos em uma organização têm excelentes ideias pra dar. Melhorar a organização é compromisso de todos, não apenas do gestor”, complementou.

Público que acompanhou o Dia do Arroz

Blos lembrou que são as lideranças que determinam a excelência de uma empresa. “Estamos necessitando de líderes e liderança comprometida está cada vez mais rara. Eu vejo hoje muita transpiração e pouca inspiração”, disse.  O palestrante recomendou quatro práticas obrigatórias às organizações: estratégia clara e comunicada, execução com excelência, cultura de alto padrão de desempenho e estrutura simples e sem burocracia. “Se me perguntarem qual a boa notícia que eu tenho para dar, respondo com uma frase de John Naisbitt: ‘Embora muitas coisas mudem, a maioria delas permanece constante’”, arrematou.

O Canal Rural continuou com o Dia do Arroz mostrando os cases de dois produtores rurais gaúchos. Fernando Rechsteiner, de Pelotas, deu suas recomendações para uma gestão produtiva, com base na sua experiência na produção de 1.200 hectares de arroz e outros 1.200 ha de soja.  Sobre o enfoque comercial, o produtor listou três pontos fundamentais: informação, grau de capitalização e posse do produtor. E encerrou com uma dica: “Temos que ter o nosso negócio na mão. Ou conduzimos o nosso negócio ou o negócio vai nos conduzir”.

Por último, o pequeno produtor rural Rogério José Pesarico falou de sua experiência bem-sucedida em sua lavoura de 48 ha de arroz no município de Dona Francisca. “Nos destacamos dentro da agricultura familiar, com mão-de-obra própria. Usamos a rotação de sistemas, pois assim conseguimos um controle maior. Nosso segredo é que planejamos a lavoura em tudo, custos, insumos, tudo. Nesta última safra, nosso desafio foi superar o clima. Mas quem planeja tem que estar preparado para qualquer clima”, arrematou. Após o programa, ao meio-dia, a equipe de Gastronomia do Irga serviu um carreteiro aos participantes.

Equipe de Gastronomia do Irga

Texto: Sérgio Pereira

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Mais Informações para a imprensa:

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Casa do Irga na Expointer: (51) 3459-0097 e 3459-0098