Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga encerra atividades da Semana Farroupilha em Gramado

Publicação:

20160922094543site-troca.jpg
Palestra do Irga abordou os benefícios do arroz - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, moradores e turistas de todo país, participaram dos dez dias de programação da Semana Farroupilha em Gramado, na Serra gaúcha. Todos os anos, a Secretaria de Cultura da cidade aproveita a data para promover atividades educativas e culturais que resgatem, preservem e difundam os costumes, a música, a dança e a gastronomia do Rio Grande do Sul.

Com o tema “Eu sou do Sul”, o evento reuniu cerca de 2 mil e 500 estudantes nas oficinas que começaram dia 10 de setembro. As atividades aconteceram no Galpão da Hospitalidade, montado na Praça das Etnias no centro da cidade.

Este ano, pela primeira vez, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi convidado para participar das programações, levando até a Serra uma palestra sobre os benefícios do arroz com a nutricionista, Carolina Ferreira Pitta. “Não podemos deixar de consumir arroz, pois além de ser um alimento barato, é rico em energia proveniente dos carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, sais minerais”, explicou a nutricionista.

Na plateia, turistas de, pelo menos, sete estados brasileiros que aproveitaram para agregar à viagem conhecimento e aprendizado. “Aprendi coisas novas sobre o arroz parboilizado que eu não sabia, como, por exemplo, sobre as propriedades e o preparo correto deste grão”, comentou Wagner Andrade, que é professor na cidade de Linhares no Espírito Santo e está passando as férias na Serra gaúcha.

O consumo do arroz no país caiu cerca de 17% nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A principal razão é a mudança no estilo de vida dos brasileiros, o que faz com que muitas famílias deixem de preparar seu próprio alimento buscando alternativas rápidas e pouco saudáveis, muitas vezes. Mas na casa da artesã Elenir de Almeira, de 58 anos, a realidade é bem diferente. “A gente faz arroz todos os dias, até quando tem churrasco, lasanha... Se não tiver arroz, a refeição não está completa”, enfatizou.

O Programa de Valorização do Arroz do Irga realiza ações junto a profissionais das áreas da saúde e formadores de opinião com o objetivo de multiplicar os conhecimentos em relação aos benefícios do cereal.

Para encerrar a noite, a equipe de gastronomia do Irga serviu ao público a tradicional paella campeira, em um tacho com capacidade para preparar mais de 100 porções do prato. “A gastronomia também faz parte da nossa cultura e o arroz é um dos produtos mais importantes da produção agrícola do Rio Grande do Sul, por isso, a presença do Irga aqui hoje é muito importante para o evento”, explicou Fernanda Valente de Souza, coordenadora da Secretaria de Cultura de Gramado.

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Telefone: (51) 3288-0455

IRGA