Irga recebe e presta homenagem durante a ExpoCamaquã

20161017121245sitehomenagemirga.jpg
Irga recebe homenagem da ExpoCamaquã - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Ao completar 50 edições, a ExpoCamaquã, que acontece na cidade pólo da Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, prestou homenagem aos parceiros do evento ao longo das cinco décadas de existência e aos ex-presidentes da feira. “Temos grandes parceiros que sempre nos apóiam, entre empresas e entidades envolvidas, como o Irga, e todos os eventos são um somatório para o sucesso da exposição”, analisou o presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Jorge Jaeger.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi o primeiro homenageado da noite. O presidente do Irga, Guinter Frantz, agradeceu o reconhecimento e se comprometeu a continuar apoiando o evento nas próximas edições. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), prefeitura de Camaquã, Canal Rural, Emater e Fazenda Santa Tereza também foram homenageados.

Além de receber um troféu como forma de reconhecimento, o Irga prestou uma homenagem, entregando uma placa ao servidor aposentado, Roberto Longaray Jaeger, representando a gratidão pelos relevantes serviços prestados em defesa da orizicultura gaúcha. O engenheiro agrônomo iniciou os trabalhos no Irga no ano de 1981 por meio de concurso e hoje trabalha como produtor de arroz e de sementes no município sede da expofeira. “A minha família sempre foi ligada ao arroz e o Irga foi uma grande escola para mim, além da pesquisa conta com a extensão, onde eu tive a oportunidade de estar junto aos produtores no campo”, avaliou o ex-coordenador da regional do Irga de Camaquã.

Irga homenageou ex-servidor pelos serviços prestados

O jantar ficou por conta da equipe de gastronomia do instituto, que preparou uma deliciosa paella campeira e arroz doce como sobremesa.

Durante a tarde de sexta-feira, o Irga promoveu uma palestra com participação da nutricionista Carolina Pitta, que conversou com merendeiras da rede municipal de ensino da cidade sobre a importância do arroz na merenda escolar.

Nutricionista do Irga falou sobre a importância do arroz na merenda escolar

No mesmo período, acontecia a reunião regional com representantes do Conselho Deliberativo da Planície Costeira Externa na sede do Sindicato Rural de Camaquã, localizada no Parque Dorval Ribeiro. O Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural da região (Nate) apresentou números e expectativas para a safra de arroz 2016/2017.

Durante nove dias de feira, a ExpoCamaquã contou com remates, cursos, palestras, feira da agricultura familiar, dia de campo, oficinas e concurso leiteiro.

Texto: Sara Kirchhof