Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prevenção do Câncer de Mama é tema na Semana do Servidor Público no Irga

Publicação:

20161026134638site1.jpg
Servidores do Irga receberam orientações de prevenção - Foto: Julie Moresco/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu uma palestra com a coordenadora do Centro de Prevenção de Câncer e da Unidade de Promoção, Saúde e Prevenção de Doenças da Santa Casa, Alice Zelmanowics, na tarde desta terça-feira (25). A médica oncologista e epidemiologista falou sobre o tema “Prevenção do Câncer de Mama”.  “O objetivo desta palestra é que as pessoas se apropriem deste conhecimento e que possam modificar alguns hábitos que vão trazer mais saúde e que podem ser compartilhados com outros colegas de trabalho, com a família e com os amigos”, explicou a especialista. O evento foi realizado no auditório do Irga e faz parte da programação da Semana do Servidor Público.

Segundo a especialista, o câncer está diretamente associado ao estilo de vida e simples escolhas, como ir a pé ao trabalho, escolher por alimentos mais saudáveis no supermercado e  em restaurantes, são pequenas ações do cotidiano que contribuem na prevenção da doença. Entre os fatores mais preocupantes, a convidada destacou o cigarro, o consumo excessivo de álcool, uso de drogas em geral, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, alguns tipos de dieta, sexo não seguro e a exposição inadequada ao sol. Alterando estes hábitos, é possível diminuir significativamente os riscos de todos os tipos de câncer, de acordo com Zelmanowics.

Cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados todos os anos no Brasil, 5 mil, somente no Rio Grande do Sul. Entre os fatores de risco mais específicos para este tipo de câncer, destacam-se: histórico familiar, idade (o risco maior é a partir dos 50 anos), menstruação precoce (antes de 12 anos) e a menopausa tardia (última menstruação depois dos 55 anos de idade); além de fatores citados anteriormente. A mamografia é um método eficiente para o diagnóstico da doença e permite um tratamento adequado, aumentando as chances de cura. Para entrar no clima do Outubro Rosa, os servidores vestiram camisetas com a cor da campanha.

Servidores do Irga entram no clima do Outubro Rosa

As atividades pela Semana do Servidor Público continuam da tarde desta quarta-feira, às 14h, com a palestra  “Segurança e Saúde no Trabalho”, quem abordará o assunto é o técnico de Segurança do Trabalho do Irga, Joel Nunes Pedra. Amanhã (27), haverá um almoço, onde a equipe de gastronomia do Instituto servirá o tradicional carreteiro como prato principal, e arroz de leite para sobremesa. A programação termina na sexta-feira (28) com uma palestra motivacional com o consultor Luis Antônio de Leon Valente. Na segunda-feira (24), a nutricionista do Irga, Carolina Pitta, apresentou aos servidores a palestra sobre o tema Os Benefícios do Consumo do Arroz.

Nutricionista falou sobre os benefícios do consumo do arroz

 

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0455

 

IRGA