Diretor comercial do Irga avalia audiência pública realizada em Brasília

20161128152640barata-site.jpg
Diretor Comercial do Irga participou da audiência pública em Brasília - Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados

Na última semana, a inclusão de produtos derivados do arroz nas compras do governo federal foi pauta em uma audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. A audiência tratou da importância do estímulo ao aumento do consumo de farinha de arroz e de seus derivados e formas de incentivar a produção e a comercialização do produto. A audiência foi proposta pelo deputado federal Alceu Moreira.

O diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Sarmento Barata, que esteve na audiência, avaliou o encontro. “Eu vi com bons olhos esta reunião e estamos muito otimistas, principalmente, pela participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDSA), através do secretário Caio Rocha, que sinalizou a intenção de incluir a farinha de arroz e seus derivados nas compras públicas, destinadas, em primeira estância, às forças armadas”, explicou.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o arroz está entre os cereais mais consumidos do mundo e o Brasil é o nono maior produtor mundial do cereal. Mesmo assim, o consumo de produtos derivados de arroz, como farinhas e bolachas, por exemplo, ainda é considerado pequeno. O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional do cereal.

A medida exige que 70% dos sócios de cooperativas arrozeira pertençam, necessariamente, à agricultura familiar.  “Sem dúvida, a farinha de arroz surge como alternativa interessante como substituição à farinha de trigo, principalmente por se caracterizar de uma fonte segura de alimentação aos portadores de doenças celíacas e demais pessoas com restrição ao glúten”, concluiu o diretor.

Em fevereiro deste ano, o Irga, ao lado da Federarroz, Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentou à cadeira orizícola o Programa de Valorização do Arroz, que visa aumentar o consumo do cereal, conscientizando a população sobre os benefícios desse alimento para a saúde. As instituições atuam de forma conjunta para levar a informação aos consumidores.

Texto:   Sara Kirchhof / Irga

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br