Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Há 50 anos começou uma grande mudança na produção de arroz no mundo

Publicação:

20161128180728foto-site.jpg
Todas as atuais variedades de arroz produzidas no BR hoje possuem genes associados à IR8 - Foto: Sara Kirchhof/Irga

No dia 28 de novembro de 1966 foi lançada a variedade de arroz IR8 pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI). A tecnologia, desenvolvida nas Filipinas, representa uma marco na produção agrícola mundial. A variedade introduziu o conceito de planta baixa nas lavouras arrozeiras, possibilitando um aumento de 30% na produtividade.

 “Até os equipamentos e as formas de cultivo foram impactados pela IR8 porque é um material de menor ciclo, menor quantidade de palha, mais produtivo e com grão longo fino, o que permitiu grandes avanços na mecanização para a orizicultura. Enfim, gerou outros componentes que até hoje nós estamos usando e aprimorando ainda mais”, explicou o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

Em pouco tempo, os genes associados à alta produtividade da IR8 foram transferidos a outras variedades e adaptadas às diferentes regiões do mundo onde o arroz é cultivado. Na América Latina, as variedades mais emblemáticas derivadas da IR8 foram: CICA 4, lançada na Colômbia em 1971 pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e a BR IRGA 409, lançada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Embrapa no ano de 1979. A variedade foi adaptada às condições do Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil.

“A BR IRGA 409, com genes da IR 8, não foi a primeira planta de porte baixo no arroz, mas foi a que teve mais impacto e uma aceitação muito grande no Rio Grande do Sul em função do potencial produtivo. Esta variedade preencheu uma lacuna na lavoura atendendo a demanda de produtividade associada à qualidade. Eu acompanhei o crescimento desta variedade”, lembrou o engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) à época da Revolução Verde, Paulo Sérgio Carmona.

O maior problema nas plantas altas estava, principalmente, na aplicação dos fertilizantes. Além do porte baixo, as folhas da IR8 são eretas e têm alta capacidade de afilhamento. A novidade fazia parte do Programa de Melhoramento do Arroz, presente em diferentes países, o que desencadeou a Revolução Verde na Ásia Tropical se refletindo em outros lugares, como o Brasil.

Engenheiro agrônomo e pesquisador Paulo Carmona

 

De 1983 até 1985, o ritmo de crescimento da área com a BR 409 foi muito rápido e, em pouco tempo, praticamente  todas as lavouras do RS utilizavam a BR IRGA 409 e, posteriormente, a BR IRGA 410. A grande maioria das atuais variedades de arroz produzidas no Brasil hoje possuem genes associados à IR8. O potencial produtivo era muito superior a tudo que já havia se visto, o que motivou os produtores a substituírem rapidamente as variedades.

Para comemorar o cinquentenário, um evento está acontecendo na Colômbia na data de hoje. Além de relembrar a data, o encontro visa discutir o futuro das pesquisas na área orizícola na América Latina.

A Revolução Verde foi um processo de modernização do setor agropecuário em países em desenvolvimento.

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Telefone: (51) 3288-0455

 

IRGA