Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prato com arroz recebe primeiro lugar no Concurso Chef’s da Prevenção

Publicação:

20161130172228img-1082-foto-site.jpg
Simone Caberlon, vencedora da primeira edição do Concurso Chef’s da Prevenção - Foto: Julie Moresco/IRGA

Em um depoimento emocionante, a vencedora da primeira edição do Concurso Chef’s da Prevenção, Simone Caberlon, explica a escolha do prato ganhador, que surgiu em função da doença do marido, que tratava de um câncer no Hospital Santa Rita.  “Essa receita, criada por mim em 2014, era uma entre tantas outras que eu preparava para ele”, divide a vencedora.

Intitulado por ela como “Risoto à Alexânia”, o prato foi o preferido dos cinco jurados que avaliaram critérios como: sabor, apresentação, técnica culinária, higiene no preparo e valor nutritivo.

O arroz foi o ingrediente principal do prato e não foi à toa! O cereal possui uma série de benefícios para a saúde, entre eles: é rico em carboidratos complexos, fonte de energia e de fibras solúveis, que auxilia no controle do diabetes e é um regulador intestinal; possui a proteína mais nobre entre os cereais. Além disso, o arroz não contém glúten - ideal para quem sofre de doença celíaca, Ainda atua prevenindo doenças cardiovasculares e possui óleo gama-orizanol em sua composição, um antioxidante. Com isso, o arroz torna-se uma excelente opção para pessoas com restrições alimentares.

Simone Caberlon mostrando o prato “Risoto à Alexânia”

Simone é arquiteta, mas conta que sempre gostou de cozinhar e foi a doença do marido que a motivou a aprimorar as receitas e a buscar novas alternativas. Mesmo com o falecimento dele alguns anos depois, ela não abandonou o gosto pela cozinha e, hoje, inspira outras pessoas. “Eu não entrei nesse concurso para ganhar, mas para dividir um pouco da minha experiência culinária com outras pessoas que estão passando por esta mesma situação e que também precisam ter criatividade para lidar com as restrições alimentares”, argumenta.

A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (29), quando os três finalistas do concurso de culinária saudável foram homenageados marcando o encerramento do 11º Simpósio de Nutrição da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que aconteceu no teatro do Centro Histórico Cultural. Os outros dois pratos que chegaram à final foram: Abobrinha com Legumes Assados e Gengibre, do participante Lucas Fagundes Sperb; e o Bolinho Saudável, de Vera Maria Feldmann Borba. A programação faz parte das atividades da Semana da Prevenção que, este ano, está trabalhando com a temática da alimentação saudável. A decisão pelo tema foi baseada em pesquisas que apontam a alimentação e a nutrição inadequadas  como uma das  principais causas do câncer. O simpósio também integra as ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, realizado em 27 de novembro, data criada pelo Ministério da Saúde.

O concurso, que está na primeira edição, incita à reflexão da importância de se consumir mais alimentos naturais e menos industrializados, mostrando que isso pode ser feito sem que se abra mão do sabor e da estética dos pratos elaborados. “Dia 27 de novembro é o dia de combate ao câncer e este ano surgiu a ideia de fazermos um curso de culinária. Nós queremos mostrar para as pessoas que é viável ter uma vida saudável e que isso pode salvar vidas”, enfatiza a organizadora do concurso, que é  coordenadora do Centro de Prevenção de Câncer e da Unidade de Promoção, Saúde e Prevenção de Doenças da Santa Casa, a médica oncologista e epidemiologista, Alice Zelmanowics.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que é apoiador do concurso, montou um estande no teatro do Centro Histórico Cultural para disseminar a importância de se consumir arroz. A nutricionista do Instituto, Carolina Pitta, esteve no local para dar dicas de alimentação e falar os benefícios do cereal. Também foram distribuídas receitas e panfletos  no local.

Os dez finalistas receberam certificados de participação e terão suas receitas publicadas no “Livro Digital de Receitas Saudáveis do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita”, um ebook que ficará disponível na página da Santa Casa. “Nós vamos ter outras edições e acho que só enriquece a experiência de cada pessoa”, destaca a organizadora do concurso.

O Concurso Chef’s da Prevenção é uma iniciativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, através do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita e do Serviço de Nutrição. O concurso conta com apoio da Unidade de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças – Promoprev.

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA